A Unidade de Saúde Familiar Porta do Sol, integrada na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE, iniciou a sua atividade assistencial a 30 de Junho de 2009.
Esta USF, localizada no Conjunto Habitacional de Recarei, em Leça do Balio, resulta de um trabalho de parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos, no que se refere à obra, e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos que desenvolveu esforços no sentido de garantir as equipas de saúde e os equipamentos necessários à sua concretização.
A equipa de profissionais da USF Porta do Sol é constituída por 10 médicas de família, 9 enfermeiras de família e 7 secretários clínicos e tem como objetivo prestar cuidados de saúde personalizados aos utentes inscritos na USF Porta do Sol, residentes preferencialmente em Custóias e Leça do Balio.
A USF Porta do Sol tem cerca de 17.000 utentes inscritos, respondendo assim às necessidades de saúde da população, nomeadamente através de:
Consulta de Saúde Adultos
Consulta no âmbito de programas de vigilância:
Planeamento Familiar
Saúde Materna
Saúde Infantil
Hipertensão
Diabetes
Atendimento de situações agudas
Cuidados Domiciliários
Análises Clínicas
Administração de Injetáveis
Tratamentos
Vacinação
A população inscrita na USF Porta do Sol tem ainda acesso a outros recursos assistenciais partilhados com o Centro de Saúde de S. Mamede de Infesta, nomeadamente nas áreas de Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Psiquiatria.
Praceta Recarei de Cima, 56 4465-339 Leça do Balio
Telefone: 220 969 178
E-mail: : usf.portadosol@ulsm.min-saude.pt
Horário de funcionamento: das 08h00 às 20h00.
Horário de atendimento ao público: das 08h00 às 19h45.
Acessos – Autocarro
STCP: 602, 505, 508 (Padrão da Légua)
Resende: 130, 105 (Padrão da Légua)
Nos dias e horários em que a Unidade se encontra encerrada existem as seguintes alternativas assistenciais para situações de doença aguda:
Situado na Avenida D. Afonso Henriques, 1775, 4450-017 Matosinhos
Horário de funcionamento: Fim de semana e feriados: 9h00 às 19h00
Consultas programadas no âmbito de programas de vigilância e promoção da saúde, em diversas faixas etárias:
Em vigilâncias específicas:
Consultas programadas no âmbito de rastreios oncológicos:
Consultas programadas de acompanhamento de doentes com doenças crónicas:
Sem programas específicos:
Consultas no Domicilio a:
Serviços Complementares – existentes no Centro de Saúde:
Outros Serviços existentes no ACES:
Outros serviços existentes na ULS – Hospital de Pedro Hispano:
Como aceder à Unidade Saúde: