Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços
/
Cuidados de Saúde Primários

C.S Matosinhos – USF Horizonte

Coordenador: Drª. Patrícia Bernardino

A USF Horizonte é composta por uma equipa multi-profissional de médicos, enfermeiros e secretários clínicos. A estrutura orgânica da USF é constituída pelo Coordenador da Equipa, o Conselho Técnico e o Conselho Geral.

A sua saúde é o motivo pelo qual esta equipa se organiza de uma forma diferente da tradicional. Desejamos a sua permanente colaboração no sentido de aumentar a satisfação.

O seu Médico e Enfermeiro de Família são os profissionais do todo; aqueles que o conhecem a si e à sua família; como tal, deverão ser os primeiros a serem procurados, no sentido de prevenir e tratar a doença e melhorar a sua qualidade de vida.

Os profissionais que integram esta equipa estão preparados para cuidar de si e de toda a sua família. Os cuidados podem ser prestados na Unidade de Saúde Familiar (USF) ou eventualmente no seu domicílio, quando for impossível a deslocação à mesma.

A USF Horizonte define como Missão:

Prestar Cuidados de Saúde Personalizados à população inscrita na USF, pela qual nos responsabilizamos; garantir a Acessibilidade, a Globalidade, a Qualidade, a Eficiência e a Continuidade dos Cuidados de Saúde em articulação com as restantes Instituições prestadoras de cuidados; exercer a cooperação multiprofissional, assegurando a Continuidade e a Equidade dos cuidados aos seus Utentes; incentivar a participação activa da comunidade nos cuidados de saúde.

Caracterização. Que motivações?

O sonho de poder organizar uma Unidade de Saúde de raiz, constituída por profissionais com visões convergentes sobre a prestação de Cuidados de Saúde Primários levou uma equipa de profissionais a iniciarem este projecto em 1998.

Foram motivados pela possibilidade de prestar Cuidados de Saúde com Autonomia, em Equipa, de poder caminhar para uma prática dirigida pela Qualidade, centrada no Paciente, na Família e na Comunidade.

Podem então resumir-se as razões que levaram os elementos do grupo a optar por este regime de organização do trabalho:

A possibilidade de escolha dos elementos entre si; uma forma de organização com descentralização e autonomia;
A perspectiva de introduzir melhorias substanciais na qualidade assistencial.
As principais estratégias de desenvolvimento da Equipa são a flexibilidade, a descentralização, a elaboração de uma definição de tarefas clara e partilhada, a construção e manutenção de um bom sistema de informação e de comunicação, a clarificação de responsabilidades, a aposta no treino adequado dos diferentes elementos, a promoção de reuniões frequentes e organizadas, a garantia de que as decisões são claramente assumidas pelas partes e o apoio e encorajamento das actividades que promovam e desenvolvam a autonomia e a auto-responsabilização.

Compromisso Assistencial

Melhorar a acessibilidade da população aos cuidados de saúde de que necessita; promover a melhoria do atendimento através do incremento da personalização e continuidade dos cuidados de saúde, contribuindo assim para uma melhoria da qualidade;
reduzir a utilização indevida dos serviços de urgência hospitalares/SASU; reduzir os custos de eventuais cuidados de saúde descontinuados prestados por profissionais que desconhecem os problemas dos utentes; aumentar a satisfação dos utentes e dos profissionais.

Localização

Rua Alfredo Cunha, 365
4450-024 Matosinhos

Contactos

Telefone: 220 914 601
E-mail: usf.horizonte@ulsm.min-saude.pt

Horário de funcionamento

Dias úteis das 8h00 às 20h00
Horário de Funcionamento: das 08h00 às 20h00
Horário de atendimento ao público: das 08h00 às 19h45

Alternativas Assistenciais

Nos dias e horários em que a Unidade se encontra encerrada existem as seguintes alternativas assistenciais para situações de doença aguda:

  • SASU
    Situado na Avenida D. Afonso Henriques, 1775, 4450-017 Matosinhos
    Horário de funcionamento: Fim de semana e feriados: 9h00 às 19h00
  • Hospital Pedro Hispano

Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano – Adultos 24h/24h

  • Urgência Pediátrica do Porto (Hospital de S. João)

Crianças e adolescentes – 24/24h

Serviços da Unidade de Saúde

A carteira básica de serviços a disponibilizar pelos profissionais da USF aos seus utentes enquadra-se no definido no Anexo 1 da Portaria 1368 de 18 de Outubro de 2007 e inclui:

Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases de vida:

a) Geral;

b) Saúde da mulher;

c) Saúde do recém -nascido, da criança e do adolescente;

d) Saúde do adulto e do idoso;

Cuidados em situação de doença aguda; Acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla;
Cuidados no domicílio; Interligação e colaboração em rede com outros serviços, sectores e níveis de diferenciação, numa perspectiva de «gestor de saúde» do cidadão.
Nas áreas e nos programas em que existem orientações técnicas da DGS o grupo adoptou-os e traçou objectivos, metas e actividades para os cumprir.

O grupo decidiu iniciar um trabalho de adopção de outros programas. Os critérios de selecção serão: situações de maior frequência de ocorrência em Cuidados de Saúde Primários, existência de protocolos ou recomendações devidamente validadas e existência de dificuldades de um ou mais elementos da equipa em lidar com elas.

Investigação/projectos

A USF Horizonte tem sido, desde o início, uma unidade de formação e de investigação. Contam-se em mais de duas dezenas os internos de Medicina Geral e Familiar que completaram a sua formação na USF e vários elementos da equipa são orientadores de formação. A USF recebe igualmente alunos de enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) e alunos de medicina da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (ECS UM) que acompanha nas suas Actividades de aprendizagem prática em Cuidados de Saúde Primários. São frequentes as comunicações em congressos e reuniões científicas, não apenas através de comunicações livres, mas igualmente dos numerosos convites aos elementos da USF para participarem na qualidade de palestrantes.

Na área de investigação, os elementos clínicos da USF têm participado em inúmeros projectos quer da iniciativa individual dos seus elementos quer dos internos de MGF; a ligação à ECS UM e à ESEP, bem assim como a participação em actividades da APMCG têm desempenhado um papel determinante.


Partilhar:
id diam dolor velit, elementum Praesent leo