Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços Clínicos
/
Departamento de Medicina

Serviço de Imunohemoterapia

Diretor: Dra Sílvia Sousa

O início de funções do Serviço de Imuno-Hemoterapia remonta a Julho de 1984. Nessa altura, o Serviço destinava-se essencialmente à Colheita de Sangue e à Medicina Transfusional, sendo as principais tarefas a promoção da dádiva de sangue, a colheita e preparação de componentes sanguíneos e a realização de testes de serologia vírica, sífilis e imuno-hematológicos necessários à validação de produtos sanguíneos para transfusão.

Atualmente o Serviço de Imuno-Hemoterapia subdivide-se nas áreas de Imunohematologia e Trombose e Hemostase, desenvolvendo a sua actividade nas duas vertentes distintas e complementares – clínica e laboratorial.

No âmbito da Medicina Transfusional, o Serviço assegura a orientação clínica de doentes com alterações no estudo imuno-hematológico (como por exemplo, o acompanhamento de grávidas com isoimunização pelo antigénio Rh ou outro com implicações a nível fetal), a administração de produtos sanguíneos e hemoderivados, a orientação para autotransfusão, a abordagem de doentes que apresentem reacções transfusionais e o estudo e terapêutica de recém nascidos imunizados. Clinicamente, é ainda responsável pelo assegurar da rastreabilidade transfusional e pelo cumprimento do programa de Hemovigilância nacional.

A área de Trombose e Hemostase nasceu já no HPH, tendo sido implementados os testes essenciais ao estudo de patologia hemorrágica e ao rastreio de trombofilia, com excepção dos testes genéticos que ainda são realizados no exterior da Instituição. Nesta área, o serviço de Hemoterapia assegura a orientação clínica para a instituição de profilaxia e terapêutica antitrombótica, monitoriza a terapêutica anticoagulante, efectua a preparação de doentes com alterações da hemostase para a realização de procedimentos invasivos e realiza o estudo de doentes com distúrbios da hemostase.

O serviço tem-se destacado em áreas importantes do seu ramo, tendo mesmo sido alvo de prémios que atestam a sua idoneidade e competência:

  • Consulta descentralizada de Hipocoagulação, merecedora de Prémios Hospital do Futuro e da Associação Portuguesa de Imuno-hemoterapia
  • Consulta de Rastreio de Trombofilia / Doença Hemorrágica Hereditária
Localização

O Serviço de Imuno-hemoterapia da ULSM está localizado no Piso 0 do HPH, entre o Hospital de Dia e o Serviço de Patologia Clínica. Tem como áreas anexas para a sua actividade uma sala para colheitas localizada na Medicina Física e Reabilitação e um outro espaço destinado à Consulta Externa -gabinete A7, situado na Secção A da Central de Consultas Externas. (Piso 0)

Contacto

Secretariado – 22 939 1000 (ext 1774)

Linha Directa dos Doentes 22 939 1778

Fax: 22 939 1618


Partilhar:
felis leo. Aenean Praesent fringilla Lorem venenatis