Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços Clínicos
/
Departamento de Medicina

Serviço de Endocrinologia

Director: Professora Dra. Rosa Maria Príncipe

O Serviço de Endocrinologia Geral está direcionado para prestar apoio na área da consulta aos serviços hospitalares e aos cuidados de saúde primários. Presta cuidados especializados de qualidade na área da Endocrinologia e Diabetologia.

O Serviço de Endocrinologia abrange as várias áreas da especialidade, designadamente a Diabetes, doenças da tiróide, alterações do metabolismo do cálcio, Hipertensão arterial (sobretudo a de causa endócrina específica), Dislipidemias (Colesterol e/ou Triglicerídeos), tumores benignos e malignos das glândulas endócrinas, e outros distúrbios hormonais.

Entre as áreas de intervenção destacam-se:

  • a Diabetes Mellitus nas suas diversas formas – envolvendo vigilância glicémica e monitorização contínua da glicose, tratamento intensivo, colocação de sistemas de infusão contínua de insulina (‘bombas de insulina’), acompanhamento da Diabetes na gravidez, apoio multidisciplinar, educação terapêutica da pessoa com Diabetes e dos seus familiares, formação em Diabetes;
  • a Patologia Tiroideia – nomeadamente a disfunção tiroideia (hipo e hipertiroidismo) e os tumores da tiróide (nódulos benignos e malignos), realização de biópsias aspirativas ecoguiadas, e tratamento integrado com as especialidades afins;
  • a Patologia Hipofisária e Suprarrenal – nomeadamente as situações de disfunção hormonal e os tumores benignos e malignos detectados nestas glândulas.

Investigação Clínica

A investigação constitui um dos vectores de evolução do Serviço, com natural predomínio da investigação clínica nas áreas primordiais da Endocrinologia.Neste sentido, para além do acompanhamento crítico da actividade assistencial, o Serviço desenvolvem estudos e ensaios clínicos, de forma autónoma ou no âmbito de projectos nacionais e internacionais.Formação Dado o dinamismo da Endocrinologia, consideramos a formação nesta área como um aspecto fundamental, sendo uma aposta que abrange os profissionais dos diferentes níveis de cuidados.
A investigação constitui um dos vectores de evolução do Serviço, com natural predomínio da investigação clínica nas áreas primordiais da Endocrinologia.

Neste sentido, para além do acompanhamento crítico da actividade assistencial, o Serviço desenvolve estudos e ensaios clínicos, de forma autónoma ou no âmbito de projectos nacionais e internacionais.

Formação

Dado o dinamismo da Endocrinologia, consideramos a formação nesta área como um aspecto fundamental, sendo uma aposta que abrange os profissionais dos diferentes níveis de cuidado.

Contactos

Telefone: 229 391 000


Partilhar:
in tempus Donec velit, ipsum Curabitur Donec