O Departamento é composto pelos seguintes serviços:
Na Unidade Local de Saúde de Matosinhos existe uma equipa de profissionais de saúde de reconhecida competência reunida no Departamento da Mulher, Criança e Jovem.
O serviço de Ginecologia/Obstetrícia atende a mulher grávida e/ou com problemas ginecológicos e a puérpera. Dispõe de um moderno e acolhedor Bloco de Partos para assistir com qualidade e maior privacidade, podendo a grávida contar com presença do marido/companheiro ou outro familiar nesse momento tão especial – o nascimento.
Dispõe também de uma Unidade de Grávidas de Risco para as grávidas que necessitam de particular acompanhamento.
A Neonatologia presta cuidados aos pequenos recém-nascidos, quer os saudáveis, no berçário, quer aqueles que necessitam de cuidados mais especializados, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais.
O Serviço de Pediatria garante os cuidados assistenciais a crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade, quer no internamento, quer na consulta externa. Disponibiliza também Consultas Especializadas nas áreas da Neuropediatria, da Pediatria do Desenvolvimento, das Doenças Endócrinas Pediátricas, da Alergologia Pediátrica e Gastroenterologia Pediátrica, entre outras. Inclui ainda o Hospital de Dia Pediátrico.
Para além da colaboração semanal na Urgência Pediátrica Integrada do Porto (UPIP), disponibiliza o Atendimento Pediátrico Referenciado para todas as crianças e jovens que necessitem de observação imediata pelo Pediatra, mediante referenciação e contacto prévio do seu médico, quer do Centro de Saúde quer de entidade privada prestadora de Cuidados de Saúde na área de intervenção da ULSM.
O Hospital Pedro Hispano é, desde Setembro de 2011, “Hospital Amigo dos Bebés”. Um título atribuído pela OMS e Unicef que reconhece a política de incentivo ao aleitamento materno dinamizada pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
https://www.unicef.pt/media/1581/6-manual-do-aleitamento-materno.pdf
https://www.unicef.pt/media/1583/5-c-digo-de-marketing-do-substituto-do-leite-materno.pdf
https://www.unicef.pt/media/1582/3-declaracao_innocenti_2005.pdf