A intervenção da Saúde Escolar visa contribuir para a obtenção de ganhos em saúde através da promoção de contextos escolares favoráveis à saúde. Assenta nos princípios das Escolas Promotoras de Saúde e numa metodologia de trabalho por projeto, tendo como ponto de partida as necessidades reais da população escolar, contribuindo para elevar o nível de literacia para a saúde e melhorar o estilo de vida da comunidade educativa. Norma nº 015/2015 de 12/08/2015
Através do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral pretende-se:
A população alvo são as crianças a frequentar as escolas dos agrupamentos da área da abrangência da UCC.
Intervenção:
Promove as competências comunicacionais, habilidades interpessoais, estratégias de copping, habilidades de autogestão, tomada de decisão e habilidades de pensamento crítico, num trabalho sistemático, organizado e consistente.
A população alvo são as crianças a frequentar as escolas dos agrupamentos da área da abrangência da UCC, desde o 3º ano, do 1º ciclo, até ao 3º ciclo.
Intervenção:
Sessões de Educação para a Saúde com vista ao desenvolvimento de competências socioemocionais, nas áreas:
Necessidades de Saúde Especiais (NSE) – resultam dos problemas de saúde física e mental que tenham impacto na funcionalidade, produzam limitações acentuadas em qualquer órgão ou sistema, impliquem irregularidade na frequência escolar e possam comprometer o processo de aprendizagem.
Objetivos:
População alvo:
Todas as crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais a frequentar as escolas dos agrupamentos da área da abrangência da UCC.
Intervenção:
Este projeto tem como objetivo a capacitação das crianças do Jardim de Infância e 1º ciclo para a adoção da variabilidade postural dentro do alinhamento nas diversas atividades que realizam, não só no contexto escolar, mas também durante todo o seu dia, de modo a promover a saúde músculo-esquelética e a prevenir futuras repercussões negativas que posturas mantidas podem ter nesta.
Para além disso, este projeto pretende, a longo prazo, ter contributo na promoção de atividade física nas crianças.
Joana Vieira | Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica
@ – joana.vieira@ulsm.min-saude.pt
Sílvia Silva |Enfermeira Especialista em Saúde Comunitária
@ – silvia.silva@ulsm.min-saude.pt
Margarida Esteves | Enfermeira Especialista em Reabilitação
@ – margarida.oliveira@ulsm.min-saude.pt
Pedro Maciel Barbosa | Fisioterapeuta – Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica Especialista
@ – pedro.macielbarbosa@ulsm.min-saude.pt
A PNAE é um modelo de atuação que assenta em dois eixos de intervenção, gerido por uma equipa de coordenação multidisciplinar e que se traduz por um Plano Estratégico de Intervenção Anual para cada Agrupamento Escolar. A sua finalidade é capacitar a comunidade escolar para melhorar os hábitos alimentares, através da criação de ambientes alimentares saudáveis nas escolas.
(1) Eixo do ambiente alimentar escolar
Objetivo geral:
Âmbito de atuação:
(2) Eixo da comunidade escolar:
Objetivos gerais:
Âmbito de atuação:
Mafalda Faria | Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica
@ – mafalda.faria@ulsm.min-saude.pt
Marta Lima | Nutricionista