Saúde Escolar

A intervenção da Saúde Escolar visa contribuir para a obtenção de ganhos em saúde através da promoção de contextos escolares favoráveis à saúde. Assenta nos princípios das Escolas Promotoras de Saúde e numa metodologia de trabalho por projeto, tendo como ponto de partida as necessidades reais da população escolar, contribuindo para elevar o nível de literacia para a saúde e melhorar o estilo de vida da comunidade educativa. Norma nº 015/2015 de 12/08/2015.
Quem Somos
Carmen Vieira | Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária
@ – carmen.vieira@ulsm.min-saude.pt
Catarina Afonso | Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária | Mestrada em Enfermagem Comunitária
@ – catarina.afonso@ulsm.min-saude.pt
Através do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral pretende-se:
- Contribuir para a melhoria da saúde oral da comunidade educativa
- Melhorar conhecimentos e comportamentos sobre a alimentação e higiene oral
- Aumentar a percentagem de crianças livres de cárie.
A população alvo são as crianças a frequentar as escolas dos agrupamentos da área da abrangência da UCC.
Intervenção:
- Realização de um rastreio de saúde oral às crianças com 5 anos e respetivo encaminhamento para os serviços de saúde, em parceria com a autarquia
- Sessões de Educação para a Saúde no jardim-de-infância e 1º ciclo sobre Higiene oral, treino de escovagem para desenvolvimento de habilidades, Alimentação saudável promovendo a diminuição do consumo de alimentos cariogénicos (em especial os ingeridos no intervalo das refeições, ex: alimentos açucarados)
- Implementação da escovagem (JI e 1º ciclo); bochecho fluoretado (1º ciclo)
- Emissão de cheques-dentista aos 7, 10 e 13 anos.
Promove as competências comunicacionais, habilidades interpessoais, estratégias de copping, habilidades de autogestão, tomada de decisão e habilidades de pensamento crítico, num trabalho sistemático, organizado e consistente.
A população alvo são as crianças a frequentar as escolas dos agrupamentos da área da abrangência da UCC, desde o 3º ano, do 1º ciclo, até ao 3º ciclo.
Intervenção:
Sessões de Educação para a Saúde com vista ao desenvolvimento de competências socioemocionais, nas áreas:
- Educação para os afetos e sexualidade
- Alimentação saudável e atividade física
- Higiene corporal e saúde oral
- Hábitos de sono e repouso
- Prevenção de consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e substâncias psicoactivas, comportamentos aditivos sem substância
- Prevenção dos acidentes e primeiros socorros.
Necessidades de Saúde Especiais (NSE) – resultam dos problemas de saúde física e mental que tenham impacto na funcionalidade, produzam limitações acentuadas em qualquer órgão ou sistema, impliquem irregularidade na frequência escolar e possam comprometer o processo de aprendizagem.
Objetivos:
- Colaborar ativamente no processo de inclusão das crianças e jovens com características particulares resultantes do seu contexto pessoal, familiar e sociocultural, potencialmente geradoras de estigmatização
- Garantir o acompanhamento das crianças e jovens com NSE.
População alvo:
Todas as crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais a frequentar as escolas dos agrupamentos da área da abrangência da UCC.
Intervenção:
- Favorecer a articulação entre a Escola e os recursos de Saúde disponíveis
- Capacitar a comunidade educativa na aquisição de competências adequadas ao acompanhamento das crianças e jovens com NSE.
A PNAE é um modelo de atuação que assenta em dois eixos de intervenção, gerido por uma equipa de coordenação multidisciplinar e que se traduz por um Plano Estratégico de Intervenção Anual para cada Agrupamento Escolar. A sua finalidade é capacitar a comunidade escolar para melhorar os hábitos alimentares, através da criação de ambientes alimentares saudáveis nas escolas.
(1) Eixo do ambiente alimentar escolar
Objetivo geral:
- Melhorar qualitativamente e quantitativamente a oferta alimentar dos refeitórios, bufetes, máquinas de venda automática de alimentos e bebidas e de momentos que envolvam o consumo alimentar.
Âmbito de atuação:
-
- Considera a legislação em vigor
- Aproveita Programas alimentares em curso (Regime de Fruta Escolar e Programa de Leite Escolar)
- Promove marketing de alimentos e bebidas
- Regulamenta a oferta alimentar para ocasiões especiais.
(2) Eixo da comunidade escolar:
Objetivos gerais:
- Promover a literacia alimentar e nutricional
- Capacitar para escolhas alimentares saudáveis
- Colaborar com necessidades alimentares especiais dos alunos.
Âmbito de atuação:
- Articula com organizações governamentais, empresas de restauração coletiva e/ou outra entidades colaboradoras
- Abrange a Educação alimentar a toda a comunidade escolar
- Integra projetos de promoção da alimentação saudável já em curso: “Aprende a Comer com a Fada Dentinho” e o “PASSE – Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar”
- Dá origem a novos projetos de intervenção: “Movimento de lanches Saudáveis”; “O que dizem os teus rótulos”.
Quem somos
Tânia Magalhães | Nutricionista | Especialista em Nutrição Comunitária e Saúde Pública | Mestre em Saúde Pública
@ – tania.magalhaes@ulsm.min-saude.pt