Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços
/
Cuidados de Saúde Primários

Rede Social

A REDE SOCIAL é um programa de intervenção comunitária no Concelho de Matosinhos, cuja finalidade se situa na promoção do desenvolvimento social das populações.

  • Os objetivos incidem na erradicação da pobreza e da exclusão social, na conceção e avaliação das políticas sociais, inovação e renovação de estratégias de intervenção no contexto das dinâmicas existentes e o planeamento estratégico.
  • A sua envolvência incide na comunidade territorial onde se circunscreve, participando na construção e implementação de ações ou atividades que concorrem para a coesão social, bem como participam na elaboração do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Matosinhos, no qual se delimitou áreas prioritárias de intervenção configuradas em torno de sete eixos, respetivamente, Educação, Emprego, Habitação, Situações de Risco, Saúde, Equipamentos e Respostas Sociais e Envelhecimento.

A ULSM integra a Rede Social como entidade parceira ao nível do Núcleo Executivo e das Comissões Sociais de Freguesia.

  • As Comissões Sociais de Freguesia são um espaço de reflexão e de tomada de decisões estratégicas, para sugerir e implementar ações de irradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social, onde estão representadas todas as instituições que coexistem e intervêm no espaço territorial das respetivas freguesias.
  • Como estrutura local de acompanhamento participa na operacionalização dos Planos de Desenvolvimento Social, sendo a sua dinamização da responsabilidade das Uniões/Juntas de Freguesia respetivas, na qual se estabelece a cooperação e a articulação nas diferentes parcerias com o objetivo de rentabilizar os recursos e a otimização das respostas sociais no plano local.

 

@ – sandra.rodrigues@ulsm.min-saude.pt

 


Partilhar:
neque. ut non elit. id, Donec eget massa dolor. libero vulputate, venenatis,