Tornar-se mãe e pai é um fenómeno complexo, que implica uma mudança no ciclo de vida das pessoas/famílias e que pode ser afetado por certas condições como o significado do acontecimento, as expetativas, o nível de conhecimentos /competências, o ambiente, o nível de planeamento e ainda o bem-estar físico e emocional.
Torna-se assim essencial a promoção de uma transição saudável para parentalidade, através do empoderamento na gravidez, da consciencialização, da tomada de decisão informada e ainda a mobilização dos recursos pessoais e externos, permitindo a vivência plena, positiva e enriquecedora da gravidez, do parto e da transição para a parentalidade.
É neste contexto que o Bem-Me-Quer desenvolve a sua atividade assistencial, no âmbito da prestação de cuidados de Enfermagem especializados na área de Saúde Materna e Obstétrica e Saúde Infantil e Pediátrica, integrados, com a finalidade de promover a vivência saudável da gravidez, do parto e da parentalidade, assim como a saúde do bebé nos primeiros 12 meses de vida, nas seguintes valências:
A referenciação para o Bem-Me-Quer, em qualquer uma das suas valências, pode ser feita através da sua equipa de saúde familiar ou diretamente para o secretariado da Unidade de Cuidados na Comunidade.
1.Preparação para o Parto e Parentalidade
Tem início a partir das 24 semanas de gestação e inclui consultas individuais e intervenções em grupo. As práticas assistenciais implementadas, assentam na evidência científica e incluem sessões teóricas de preparação para a parentalidade e promoção da adaptação ao papel parental. As intervenções teóricas e práticas de preparação para o parto promovem a experienciação de diferentes estratégias de relaxamento e respiração; desenvolvem a consciencialização da postura corporal da mobilidade da bacia e fomentam a perceção sensorial. Os conhecimentos sobre o trabalho de parto, a dor de trabalho de parto e estratégias facilitadoras para lidar com a dor fomentam a promoção do empowerment da grávida/casal grávido para a vivência de uma experiência de parto positiva.
2.Preparação Aquática para o Parto
Intervenções em grupo de Preparação Aquática para o Parto que promovem a consciencialização corporal e da respiração, melhoram a postura corporal, promovem a libertação mental e a descontração muscular, permitindo assim, o relaxamento, o aumento da sensação de segurança, proteção e intimidade, e também o envolvimento do casal e a ligação mãe/pai/bebé.
3. Apoio à Amamentação
Consultas individualizadas, dirigidas a cada família, no sentido de promover e apoiar a amamentação e ajudar na resolução de desafios que possam surgir no decorrer desse processo. São dinamizadas por enfermeiras especialistas, com formação específica em amamentação.
4. Curso de Massagem Infantil
O curso de massagem infantil é realizado por instrutoras certificadas pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil.
Tem como objetivos:
Podem integrar o curso pais com bebés entre o 1º mês de vida até aos 12 meses.
É realizada 1 sessão semanal em grupo. Atualmente, em regime online através da aplicação Teams.
Para inscrição neste curso pode utilizar email da Enfª responsável ou contactar a sua equipa de saúde familiar.
5. Curso de Educação Parental
O Curso de Educação Parental é realizado por uma Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria.
Tem como objetivo partilhar com os pais/familiares conhecimentos e competências de modo a potenciar o exercício de uma parentalidade saudável e responsável
São trabalhadas diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento infantil no 1º ano de vida tais como o sono, a introdução de alimentos e amamentação.
Podem integrar este curso pais e familiares de bebés entre o 1º e os 12 meses de vida.
É realizada 1 sessão semanal em grupo. Atualmente, em regime online através da aplicação Teams.
Para inscrição neste curso pode utilizar email da Enfª responsável ou contactar a sua equipa de saúde familiar.
6. Recuperação Pós-Parto (atividade temporariamente suspensa)
Intervenções em grupo, após avaliação individualizada, que visam a promoção da recuperação pós-parto, através de exercícios de consciencialização corporal e reeducação postural e alongamento, recuperação abdominal e do assoalho pélvico.
Silvia Santos | Enfermeira, Enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica | Consultora de lactação (IBCLC)
@ – silvia.santos@ulsm.min-saude.pt
Conceição Santa Martha | Enfermeira, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica | Instrutora de preparação para o parto em meio aquático | Consultora de lactação (IBC LC)
@ – conceicao.santamartha@ulsm.min-saude.pt
Fiama Marques | Enfermeira, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria | Formação na área da massagem infantil | Formação específica na dinamização de grupos parentais | Conselheira de Amamentação pela OMS/UNICEF
@ – fiama.marques@ulsm.min-saude.pt