Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços
/
Cuidados de Saúde Primários

Preparação para o Parto e Parentalidade

 

Tornar-se mãe e pai é um fenómeno complexo, que implica uma mudança no ciclo de vida das pessoas/famílias e que pode ser afetado por certas condições como o significado do acontecimento, as expetativas, o nível de conhecimentos /competências, o ambiente, o nível de planeamento e ainda o bem-estar físico e emocional.

Torna-se assim essencial a promoção de uma transição saudável para parentalidade, através do empoderamento na gravidez, da consciencialização, da tomada de decisão informada e ainda a mobilização dos recursos pessoais e externos, permitindo a vivência plena, positiva e enriquecedora da gravidez, do parto e da transição para a parentalidade.

É neste contexto que o Bem-Me-Quer desenvolve a sua atividade assistencial, no âmbito da prestação de cuidados de Enfermagem especializados na área de Saúde Materna e Obstétrica e Saúde Infantil e Pediátrica, integrados, com a finalidade de promover a vivência saudável da gravidez, do parto e da parentalidade, assim como a saúde do bebé nos primeiros 12 meses de vida, nas seguintes valências:

  1. Preparação para o Parto e Parentalidade
  2. Preparação Aquática para o Parto (atividade temporariamente suspensa)
  3. Apoio à Amamentação
  4. Massagem Infantil
  5. Educação Parental
  6. Recuperação Pós-Parto

A referenciação para o Bem-Me-Quer, em qualquer uma das suas valências, pode ser feita através da sua equipa de saúde familiar ou diretamente para o secretariado da Unidade de Cuidados na Comunidade.

1.Preparação para o Parto e Parentalidade

Tem início a partir das 24 semanas de gestação e inclui consultas individuais e intervenções em grupo. As práticas assistenciais implementadas, assentam na evidência científica e incluem sessões teóricas de preparação para a parentalidade e promoção da adaptação ao papel parental. As intervenções teóricas e práticas de preparação para o parto promovem a experienciação de diferentes estratégias de relaxamento e respiração; desenvolvem a consciencialização da postura corporal da mobilidade da bacia e fomentam a perceção sensorial. Os conhecimentos sobre o trabalho de parto, a dor de trabalho de parto e estratégias facilitadoras para lidar com a dor fomentam a promoção do empowerment da grávida/casal grávido para a vivência de uma experiência de parto positiva.

2.Preparação Aquática para o Parto

Intervenções em grupo de Preparação Aquática para o Parto que promovem a consciencialização corporal e da respiração, melhoram a postura corporal, promovem a libertação mental e a descontração muscular, permitindo assim, o relaxamento, o aumento da sensação de segurança, proteção e intimidade, e também o envolvimento do casal e a ligação mãe/pai/bebé.

3. Apoio à Amamentação

Consultas individualizadas, dirigidas a cada família, no sentido de promover e apoiar a amamentação e ajudar na resolução de desafios que possam surgir no decorrer desse processo. São dinamizadas por enfermeiras especialistas, com formação específica em amamentação.

4. Curso de Massagem Infantil

O curso de massagem infantil é realizado por instrutoras certificadas pela Associação Portuguesa de Massagem Infantil.

Tem como objetivos:

  • Promover o contacto pais/bebé, facilitando assim o seu crescimento de uma forma saudável e harmoniosa
  • Promover a ligação pais-filho(a)
  • Estimular o desenvolvimento infantil
  • Relaxamento/alívio de cólicas/promoção sono/promoção da amamentação

Podem integrar o curso pais com bebés entre o 1º mês de vida até aos 12 meses.

É realizada 1 sessão semanal em grupo. Atualmente, em regime online através da aplicação Teams.

Para inscrição neste curso pode utilizar email da Enfª responsável ou contactar a sua equipa de saúde familiar.

5. Curso de Educação Parental

O Curso de Educação Parental é realizado por uma Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria.

Tem como objetivo partilhar com os pais/familiares conhecimentos e competências de modo a potenciar o exercício de uma parentalidade saudável e responsável

São trabalhadas diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento infantil no 1º ano de vida tais como o sono, a introdução de alimentos e amamentação.

Podem integrar este curso pais e familiares de bebés entre o 1º e os 12 meses de vida.

É realizada 1 sessão semanal em grupo. Atualmente, em regime online através da aplicação Teams.

Para inscrição neste curso pode utilizar email da Enfª responsável ou contactar a sua equipa de saúde familiar.

6. Recuperação Pós-Parto (atividade temporariamente suspensa)

Intervenções em grupo, após avaliação individualizada, que visam a promoção da recuperação pós-parto, através de exercícios de consciencialização corporal e reeducação postural e alongamento, recuperação abdominal e do assoalho pélvico.

Quem somos

Silvia Santos | Enfermeira, Enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica | Consultora de lactação (IBCLC)

  • Preparação para o parto e Parentalidade
  • Aconselhamento em aleitamento materno
  • Recuperação Pós-parto

@ – silvia.santos@ulsm.min-saude.pt 

Conceição Santa Martha | Enfermeira, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica | Instrutora de preparação para o parto em meio aquático | Consultora de lactação (IBC LC)

  • Preparação para o parto e Parentalidade
  • Aconselhamento em aleitamento materno

@ – conceicao.santamartha@ulsm.min-saude.pt 

Fiama Marques | Enfermeira, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil  e Pediatria | Formação na área da massagem infantil | Formação específica na dinamização de grupos parentais | Conselheira de Amamentação pela OMS/UNICEF

  • Gestão de grupos de parentais no projeto bem-me-quer
  • Instrutora de massagem infantil

@ – fiama.marques@ulsm.min-saude.pt 

 


Partilhar:
massa quis, ante. dolor. venenatis, quis