Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços
/
Cuidados de Saúde Primários

Cuidados Paliativos

O que são Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos são cuidados que melhoram a qualidade de vida dos doentes e suas famílias, abordando os problemas associados às doenças incuráveis ou graves, em fase avançada e progressiva, prevenindo e aliviando o sofrimento, através da identificação precoce e avaliação minuciosa da dor e outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais.

  • Quem beneficia destes cuidados

Os doentes com necessidades complexas resultado de uma doença incurável, potencialmente fatal ou de prognóstico incerto e suas famílias.

  • Que tipo de cuidados prestamos e como podem ter acesso a Cuidados Paliativos

Somos uma equipa interdisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social e nutricionista.

Os doentes com necessidade de Cuidados Paliativos em casa são habitualmente doentes que apresentam limitação da autonomia e dependência crescente que decorre da doença incurável ou grave em fase avançada ou em progressão.

Os doentes podem ser referenciados pela Equipa de Saúde Familiar, consulta externa de especialidades médicas ou diretamente de internamento hospitalar.

Após uma 1ª visita domiciliária em equipa é definido um plano de cuidados e são acompanhados em função da complexidade qua a sua situação exige. A intervenção desta equipa atende às necessidades físicas (dor, vómitos, falta de ar, etc), psicológicas, sociais e espirituais do doente e família e pode prolongar-se até ao fim-de-vida.

Quem somos

Miguel Pereira | Enfermeiro Pós-graduado em Cuidados Paliativos | Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação

@ – miguel.pereira@ulsm.min-saude.pt

 


Partilhar:
sed felis et, elit. risus. odio diam id vulputate,