Diretor – Dr. Paulo Pires
Gestor – Drª. Liliana Rodrigues
Enfermeiro – Enf.ª Amélia Tomás
O ACES da ULSM agrupa as unidades funcionais dos Centros de Saúde de Matosinhos, Leça da Palmeira, Senhora da Hora e S. Mamede Infesta, e também a Unidade de Saúde Pública de Matosinhos (USP), o Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), e o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU), garantindo a prestação de Cuidados de Saúde Primários à população do Concelho de Matosinhos.
O Concelho de Matosinhos pertence à Área Metropolitana do Porto, sendo constituído pelas freguesias de Custóias, Guifões, Lavra, Leça do Balio, Leça de Palmeira, Matosinhos, Perafita, Santa Cruz do Bispo, S. Mamede de Infesta e da Sr.ª da Hora, com uma área total de cerca de 62,3 Km2.
Em 2019, a população residente em Matosinhos é de 175.357 habitantes (estimativas INE).
Em Maio de 2021 a população inscrita no ACES de Matosinhos era de 176.672 sendo que 98,3% têm Médico de Família.
De acordo com legislação em vigor para os Cuidados de Saúde Primários, são unidades funcionais do ACES:
Unidades de Saúde Familiar (USF) e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) são as unidades elementares de prestação de cuidados de saúde, individuais e familiares, que assentam em equipas multiprofissionais, constituídas por médicos, por enfermeiros e por pessoal administrativo. Respondem pela prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita nas listas dos seus médicos, de uma determinada área geográfica, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade dos mesmos.
As USF são formadas por grupos que se auto propõem, responsabilizando-se pelo cumprimento de um plano de acção, com uma carteira de serviços definida e contratualizada, tendo em vista o reforço da eficácia, da eficiência e da acessibilidade dos cidadãos.
As UCSP têm estrutura idêntica às USF, os mesmos objetivos assistenciais, e são formadas por profissionais que não integraram as USF.
As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) prestam cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, e atua ainda na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família. São equipas compostas por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, e outros profissionais.
A Unidade de Saúde Pública (USP) é uma unidade de âmbito concelhio, que funciona como observatório de saúde da área geodemográfica de Matosinhos, competindo-lhe, designadamente, elaborar informação e planos em domínios da saúde pública, proceder à vigilância epidemiológica, gerir programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde da população em geral ou de grupos específicos e colaborar, de acordo com a legislação respetiva, no exercício das funções de autoridade de saúde. É composta por médicos de saúde pública, enfermeiros de saúde pública ou de saúde comunitária, técnicos de saúde ambiental e outros profissionais.
O Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) é também uma unidade concelhia de diagnóstico de doenças respiratórias vocacionada para a prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento da tuberculose. É uma equipa formada por médicos, enfermeiros com formação na área da Tuberculose.
O Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU), serviço vocacionado para atendimento de doenças agudas, como alternativa assistencial nessas situações, fora dos horários de funcionamento das UCSP e das USF.