Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
30-06-2021

ULSM recebe duas bolsas Mais Valor em Saúde

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos recebeu ontem, em Lisboa, duas bolsas do Projeto “Mais Valor em Saúde, Vidas que valem”. As bolsas foram atribuídas pelo consórcio constituído pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), a Exigo, a Gilead Sciences e a IASIST.

A iniciativa atribuiu quatro bolsas, no valor de 50 mil euros cada uma, sendo que a ULSM foi contemplada em dois projetos.
Um intitula-se “Avaliação de úlceras por pressão (UPP) em contexto domiciliário com recurso a imagem digital/dispositivo médico” que visa implementar melhorias no processo de avaliação de UPP por enfermeiros, no domicílio, utilizando dispositivos móveis para auxiliar na monitorização e documentação das características da UPP. Através da imagem recolhida no domicílio, posteriormente o enfermeiro, na unidade de saúde, faz o registo das características da UPP e promove uma correta tomada de decisão terapêutica e a consequente evolução da cicatrização. Desenvolvido pelas Enfermeiras Paula Teixeira, Paula Leonor, Graça Farelo, Célia Carvalho, Amélia Tomás e com a colaboração de José Castanheira, diretor do Departamento de Tecnologias de Informação.

Da autoria dos Médicos de Medicina Interna, Vasco Barreto, Filipe Andrade e Ana Veloso, a Unidade de Diagnóstico Rápido propõe a criação de uma consulta de acesso rápido a partir do Serviço de Urgência, da Consulta Externa ou das unidades dos cuidados de saúde primários e destina-se ao diagnóstico de situações tipificadas, com articulação multidisciplinar, de modo a agilizar a realização de MCDT retirando estes doentes do internamento convencional.


Partilhar:
Ir para o topo
vulputate, ut eget ante. venenatis tempus dictum ipsum