Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
21-11-2022

ULSM conquista prémios, distinções e destaques nas revistas científicas

Novembro foi um mês especial na vida da ULSM, ou “um dos melhores de sempre”, nas palavras do presidente do Conselho de Administração, Taveira Gomes, somando prémios, distinções e publicações de destaque em revistas científicas de elevado impacto. O mês começou com a conquista de uma menção honrosa nos Prémios de Excelência da International Hospital Federation, no âmbito do 45º Congresso Mundial dos Hospitais, que decorreu no Dubai.
Por cá, a Equipa de Suporte a Doentes Crónicos Complexos foi a vencedora na categoria de “Melhor Projeto”, no Encontro da 15ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Neste encontro que decorreu em Lisboa, também a equipa de Enfermagem do Serviço de Gastrenterologia recebeu o prémio de melhor póster científico sobre a Consulta de Ostomias de Alimentação.
Também o Serviço de Imunohemoterapia viu a sua participação no Anemia 2022 (reunião científica do Anemia Working Group Portugal) distinguida com o prémio de “melhor trabalho” para o trabalho “Patient Blood Management:clinical pathologists on watch” ( apresentado por Yuliana Eremina).
A Equipa de Enfermagem de Saúde Mental Positiva destacou-se no II Encontro de Benchmarking de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, organizado pelo Colégio de Especialidade de Enfermagem de Saúde Mental da Ordem dos Enfermeiros, com uma comunicação livre sobre a “Abordagem Pluridimensional para a Promoção da Saúde Mental de Profissionais de Saúde da ULSM”, ao mesmo tempo que o trabalho sobre os ” Resultados da intervenção do Enfermeiro Especialista em Reabilitação com treino muscular inspiratório da ventilação do doente crónico” valia à equipa da Unidade de Cuidados Intensivos o segundo lugar nas comunicações orais apresentadas no 2º Colóquio do Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
Também ao nível das revistas científicas, a ULSM destacou-se com a publicação de artigos em revistas de elevado impacto, como a New England Journal of Medicine, com um trabalho de investigação de ORL (Catarina Rato e Gustavo Lopes) que acabou por conquistar também interesse mediático na imprensa generalista (Jornal de Notícias e TVI/CNN), e no Journal of Clinical Medicine (com Cristina Gavina como primeira autora), resultado de projetos de investigação, doutoramentos e outros trabalhos desenvolvidos. Também nas áreas da Nefrologia (Carla Araújo), Pneumologia e Reabilitação (Liliana Silva) foram várias as distinções dos trabalhos apresentados e publicados.

 

 


Partilhar:
dictum libero leo. ut eleifend sed mi, ipsum