Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
20-03-2022

Sessão comemorativa do 25º aniversário do Hospital Pedro Hispano

O Hospital Pedro Hispano celebrou 25 anos de atividade assistencial a 20 de março, com uma sessão comemorativa dedicada aos seus profissionais e colaboradores, convidando-os a assistir a uma conferência pelo historiador Joel Cleto sobre a figura deste português ilustre e famoso que deu nome ao Hospital de Matosinhos.

Partindo dessa figura única — o Papa Pedro Hispano — que foi padre, médico, filósofo e alquimista que o historiador Joel Cleto percorreu os caminhos da História que se cruzam em Matosinhos com a Saúde.

Arqueólogo, historiador e divulgador da História e Património, Joel Cleto é também autor e apresentador, desde 2006, de programas sobre História e Património na estação televisiva “Porto Canal”, tendo dedicado recentemente um dos episódios dos “Caminhos da História” à figura do “Papa e do Médico” que deu nome a este hospital.

O programa desta sessão comemorativa incluiu também a apresentação do livro “Matosinhos – uma breve história da Saúde”, e um pequeno concerto pelo grupo “Prescrição Musical” e uma celebração de agradecimento.

Um momento de festa, de encontro e de partilha de muitas histórias, memórias e momentos com todos os que fazem parte desta grande equipa, e da vida desta instituição que celebra 25 anos de atividade.

Hospital moderno e inovador

Inaugurado a 20 de Março de 1997 pela ministra da Saúde de então, Maria de Belém Roseira, o Hospital Pedro Hispano substituiu o antigo Hospital Distrital de Matosinhos. Num espaço moderno e funcional, o novo hospital assume características inovadoras na prestação de cuidados e de atendimento aos seus utentes. Dois anos mais tarde, em 1999, nasce a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, um projeto inovador que apostou na ligação do hospital aos centros de saúde do concelho, traçando um percurso inédito na procura de uma melhor qualidade assistencial. Hoje, a ULSM, que foi pioneira a nível nacional, garante uma resposta assistencial ao concelho de Matosinhos e aos seus cerca de 175 mil habitantes, sendo ainda referência para unidades de saúde de concelhos limítrofes, num total superior a 318 mil pessoas.

 

               

     


Partilhar:
Curabitur dolor felis venenatis, elit. Donec dictum nec sed