Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
22-04-2022

Telemonit SNS 24 “estreia” na ULSM

A ULSM integrou o projeto-piloto do serviço Telemonit SNS 24, apresentado oficialmente a 22 de abril, na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, que assistiu a uma “consulta” com um dos primeiros utentes a utilizar esta aplicação móvel.

O sistema Telemonit SNS 24 permite o acompanhamento dos doentes em ambulatório através da telemonitorização dos sinais vitais e outras medições biométricas realizadas pelos próprios. Trata-se de uma aplicação móvel que permite aos doentes com DPOC, insuficiência cardíaca, condição pós-covid e hospitalização domiciliária, a vigilância e acompanhamento clínicos à distância de um telemóvel.

Mário Marques, de 78 anos, utente da ULSM, explicou as vantagens e a facilidade desta aplicação que tem sido uma “mais-valia” na vigilância da sua DPOC, sentindo-se “mais confiante e acompanhado”, pois o médico tem sempre acessos aos seus registos e “liga logo se algum valor não estiver bem”. Entusiasta das novas tecnologias, Mário Marques garante a utilização da aplicação “é fácil para os doentes”. Por seu lado, Jorge Martins, especialista de Medicina Interna e Coordenador da Equipa de Doentes Crónicos Complexos, garante que este sistema é “simples” e funciona como uma mais-valia no “acompanhamento da doença”, permitindo ao utente fazer “a gestão do seu problema de saúde”.

Por seu lado, o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, destacou a colaboração da ULSM neste projeto-piloto, que permitiu desde o primeiro momento perceber e adaptar a funcionalidade desta aplicação móvel às necessidades dos doentes em vigilância.

Recebido pelo Conselho de Administração da ULSM, Lacerda Sales mostrou-se entusiasmado com o dinamismo destes dispositivos tecnológicos que, através da telemonitorização, permitem ao doente fazer “a gestão e controle da sua doença”.

Esta apresentação oficial em versão de consulta, contou ainda com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do seu Vice-presidente, Carlos Mouta.

      

   


Partilhar:
dapibus Lorem felis Phasellus sed adipiscing commodo