O Serviço de Pneumologia do Hospital Pedro Hispano/ULSM realizou pela primeira vez uma técnica endoscópica considerada fundamental para o diagnóstico e estadiamento do cancro de pulmão, entre outras doenças. Designada por Ecoendoscopia Endobrônquica (EBUS), esta técnica começou a ser realizada há duas semanas, em colaboração com o Serviço de Anestesiologia, e visa melhorar a acessibilidade dos doentes.
“Trata-se de uma técnica endoscópica, amplamente estabelecida, que permite a punção aspirativa de lesões mediastínicas e pulmonares. É usada no diagnóstico de lesões benignas, como as infeciosas, ou doenças do interstício pulmonar como a sarcoidose”, explicou a pneumologista, Ana Paula Vaz, no final do primeiro exame realizado no Hospital Pedro Hispano, sublinhando que a EBUS permite também o diagnóstico de lesões malignas, sendo considerado “um exame obrigatório no estadiamento da maioria dos doentes com cancro do pulmão”.
Assim, a pneumologista acredita que a implementação desta técnica no Hospital Pedro Hispano permitirá “melhorar a acessibilidade dos nossos doentes a um exame fundamental de diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão”.
Por seu lado, a diretora do Serviço de Pneumologia, Paula Simão, destaca a importância deste exame na prática clínica ao “permitir uma melhor decisão sobre os tratamentos individualizados que hoje existem para o cancro do pulmão”, considerando que a possibilidade de realizar este exame no HPH é “um passo importante para o Serviço e para os utentes”. Nesse sentido, a responsável agradeceu a colaboração do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar Universitário do Porto na formação dos profissionais médicos e enfermeiros, possibilitando assim que, a partir de agora, a EBUS faça parte da prática do serviço.