Ir para o conteúdo
Notícias
Grávida - A mala para o Hospital Pedro Hispano
Grávida - A mala para o Hospital Pedro Hispano
Banner_Facebook
sns_inem_capa_site
cartaz_farmacia_site
SAC_SASU
banner-standard_1140-x-360
AFr-SNS-medicacao-portalINFARMED-4168x1161px-scaled
semana 6-12_site
AFr-SNS-triagem-banner-796x407px
banner_jan_site
previous arrow
next arrow
Início
/
Notícias
03-02-2023

ULSM conquista prémios, distinções e destaques nas revistas científicas

A realização do 17.º Congresso Português do AVC distinguiu a equipa da Unidade de AVC com três prémios “muito importantes e que valorizam o trabalho de todos”, nas palavras do diretor do Serviço de Neurologia, Vitor Tedim Cruz. Também o Serviço de Oftalmologia terminou 2022 a conquistar prémios e assim começou o novo ano com uma “equipa feliz pelo reconhecimento conseguido”, como elogia a sua diretora, Paula Tenedório.

Em destaque no 17º Congresso Português do AVC, a equipa da ULSM recebeu a Bolsa de Investigação Professor Castro Lopes para dar continuidade ao ensaio clínico Back to Normal em doentes com AIT/AVC ligeiro, no qual participa o neurologista Vitor Tedim Cruz, integrando o grupo de investigadores que conta com a colaboração elementos desta equipa e do ISPUP (Micaela Gonçalves, Ana Rute Costa, Maria João Lima, Ângelo Fonseca e Cristina Duque). Também foi distinguida com o melhor caso clínico a uma apresentação oral de Mariana Seco, Interna de Formação Específica (Neurologia), em colaboração com mais quatro colegas da ULSM.
Por sua vez, o fisioterapeuta Pedro Maciel Barbosa recebeu o 1º prémio na categoria de trabalhos multiprofissionais que realizou com outros investigadores da instituição, do ISPUP e da Universidade de Coimbra.
O diretor do Serviço de Neurologia destacou ainda a qualidade da apresentação em comunicação oral do projeto “A vida continua”, de autoria das enfermeiras da Unidade de AVC, Sandra Martins, Jesus Torres e Carla Silva.

Por sua vez, a equipa do Serviço de Oftalmologia destacou-se na reunião de Casos Clínicos de Glaucoma, que decorreu no dia 21 de janeiro, e que contou com a participação de vários serviços públicos e privados de Oftalmologia a nível nacional, com a apresentação pelo médico Renato Barbosa, interno do 4º ano, de um caso de glaucoma maligno. “Apresentei o caso clínico sobre um glaucoma maligno recorrente, de um doente proveniente do Algarve, que constituiu para a equipa um complexo desafio de diagnóstico e depois terapêutico”, refere o médico, sublinhando que “curá-lo e salvar o olho foi um desafio enorme”. “Pela raridade do caso ficamos muito felizes pelo reconhecimento”, congratula-se Paula Tenedório, diretora do Serviço de Oftalmologia.
Já em Setembro, o mesmo médico, Renato Barbosa, tinha recebido um prémio no 40º Congresso anual da European Society of Cataract & Refractive Surgeons a propósito de um trabalho de análise de uma série de cirurgias de implante de lentes de suspensão escleral realizadas no Hospital Pedro Hispano. Também a médica interna de 3º ano, Ana Rita Viana, foi contemplada com o prémio de melhor comunicação oral com o trabalho “Long-term results of sulcus implantation of a single-piece acrylic intraocular lens following posterior capsule rupture during phacoemulsification”, no Congresso Internacional 26th ESCRS Winter Meeting 2022, com uma revisão dos resultados funcionais e de segurança a longo prazo após cirurgia de catarata complicada com rutura da cápsula posterior e colocação de lente intraocular no sulco. Na área da Pediatria, também viu reconhecido o seu trabalho com dois pósteres apresentados no congresso internacional, o 47th Annual Meeting of the European Paediatric Ophthalmological Society”, que decorreu em Munique. Um dos pósteres referia-se a um caso clínico raro de uma criança com neovascularização coroideia idiopática tratada com sucesso no Serviço de Oftalmologia do HPH. Já o segundo trabalho fazia uma revisão dos casos de conjuntivites neonatais tratadas no hospital ao longo dos últimos 10 anos, e contou com a colaboração dos serviços de Pediatria e Neonatologia.
A terminar 2022, Ana Rita Viana tinha visto o seu trabalho distinguido com o Prémio SPO/DAVI, pela “Melhor apresentação na área de Glaucoma”, no âmbito do 65° Congresso Português de Oftalmologia – Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que decorreu em Coimbra.
Também ao nível das revistas científicas, a ULSM esteve em destaque com a publicação de um artigo no “Clinical Medical Jounal” e teve na directora do serviço de Cardiologia, Cristina Gavina uma das suas principais autoras, acompanhada pelo investigador Tiago Taveira Gomes que analisou os dados de 78 mil utentes desta unidade de saúde. Num alerta para a necessidade de monitorização do controlo de lípidos, este artigo foi promovido pela Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, com o apoio da Novartis, e foi divulgado no dia nacional do Doente Coronário, conquistando também interesse mediático na imprensa generalista.

 

 

  

  

 

 


Partilhar:
nec ipsum sem, tempus sed ut Aenean