Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
16-05-2022

Serviço de Dermatologia volta a assinalar Dia do Euromelanoma

O Serviço de Dermatologia e Venereologia realizou, de 16 a 20 de maio, rastreios gratuitos de cancro cutâneo aos seus utentes, aderindo mais uma vez, através desta iniciativa, ao Dia do Euromelanoma 2022, o Dia dos Cancros da Pele.

O Dia do Euromelanoma assinala-se a 18 de maio, mas o rastreio no HPH realizou-se ao longo da semana, na tentativa de permitir ao serviço concretizar esta iniciativa.

Depois de dois anos de pandemia que motivaram a suspensão dos rastreios em modo presencial, a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) retomou esta iniciativa, convidando os vários serviços de Dermatologia a participar.

O Dia do Euromelanoma é uma iniciativa europeia criada com o objetivo de promover e partilhar informação sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do cancro cutâneo.

O rastreio consiste no exame completo da pele, na informação sobre cuidados com a exposição solar – o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de cancro cutâneo –, na realização de um pequeno questionário, chamando atenção das alterações a valorizar nos “sinais”.

Durante a semana, o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas distribuiu pelos vários serviços e unidades do Aces Matosinhos folhetos informativos sobre os riscos do cancro da pele.

rastreio cancros da pele     rastreios cancro da pele


Partilhar:
in tristique leo dictum venenatis, diam quis, ante. vulputate,