O Serviço de Cardiologia deu mais um passo na melhoria da prestação dos cuidados, com a introdução de um novo procedimento no tratamento de utentes, com a colaboração do Hospital Universitário de Gent.
A unidade de arritmologia e dispositivos cardíacos realizou, pela primeira vez, dois procedimentos de pacing do sistema de condução cardíaco, contando com a colaboração de um conceituado especialista belga, o Professor Jan De Pooter, do Hospital Universitário de Gent.
Trata-se de uma técnica inovadora, habitualmente denominada de “pacing fisiológico”, que permite minimizar a possibilidade de insuficiência cardíaca resultante do pacing do ventrículo direito, e ainda oferecer uma alternativa aos doentes com bloqueio de ramo esquerdo e coração dilatado.
Para o cardiologista, Fernando Montenegro Sá, que lidera a equipa de pacing, esta técnica permite “oferecer um atendimento mais individualizado a cada utente ”.
A diretora do Serviço de Cardiologia, Cristina Gavina, elogiou a equipa, mostrando-se orgulhosa pelo trabalho desenvolvido que “permite oferece aos utentes o melhor, e é esse o nosso objetivo enquanto cardiologistas”. Assim, tanto a diretora do Serviço, como a equipa de pacing, liderada pelo cardiologista Fernando Montenegro Sá, agradeceram toda a disponibilidade do Professor Pooter que se deslocou ao Hospital Pedro Hispano para mostrar como este procedimento pode ser realizado com eficácia e em segurança”.
O professor Jan De Pooter, do Hospital Universitário de Gent, ao fundo, à esquerda, com o Dr. Fernando Montenegro Sá, do lado direito.