Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
27-05-2022

Semana da Saúde – “Juntos, somos Segurança e Saúde”

À semelhança de parcerias anteriores, a ULSM foi convidada a participar na I edição da iniciativa “Juntos, somos Segurança e Saúde”, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Matosinhos, através do seu Gabinete Municipal de Segurança e Proteção Civil, e do Mar Shopping, que de decorreu de 24 a 27 de maio, e que pretendeu destacar o papel crucial da prevenção na vida de uma comunidade “saudável e feliz”.

A iniciativa decorreu no espaço público do centro comercial, numa interação permanente com o público em geral, mas com enfoque na comunidade educativa, e nos vários grupos escolares que nos visitaram no dia dedicado à Saúde (27 de maio). Assim, em resposta ao desafio e oportunidade de fazer sensibilização e educação para a saúde aos mais novos, a equipa da ULSM, constituída por diferentes serviços, criou um cenário de ambiente hospitalar “a brincar”. Além do “brincar às consultas” que é sempre um sucesso junto das crianças, as equipas de Saúde Escolar realizaram também vários worshops educativos (em espaço formativo). Assim, enquanto uns brincavam à “Neonatologia faz de Conta” ou ao “Aprender no Hospital” do Serviço de Pediatria, outros assistiam a sessões do Programa E-Bug sobre higiene das mãos e etiqueta respiratória. Desta vez, também o Serviço de Medicina da Ala E se associou a esta iniciativa com o projeto AVC Fast Heroes, que ensina os mais novos a identificar sinais de um AVC e a saber pedir ajuda. Ao mesmo tempo, a todos os visitantes da feira, foi distribuída informação sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, cessação tabágica, dos cuidados a ter com o sol, além de vários folhetos informativos com informação e projetos institucionais.

MAR Shopping e Câmara de Matosinhos organizam ação de prevenção de segurança e saúde, que envolve a comunidade local, sobretudo a que se encontra em idade escolar

Ao mesmo tempo, as Unidades de Cuidados na Comunidade de Leça da Palmeira e de Matosinhos participaram na “Feira da Saúde”, que decorreu no Jardim de Basílio Teles, numa iniciativa da Junta de Freguesia Matosinhos/Leça da Palmeira, com atividades que alertam para a importância da prevenção e da promoção da saúde.

 

 


Partilhar:
et, adipiscing sed eget massa fringilla efficitur. lectus