Neste segundo encontro do Núcleo de Enfermeiros Especialistas de Saúde Mental da ULSM esteve em destaque a abordagem dos desafios que se colocam na vida ativa, e ao longo do ciclo de vida – da infância à vida adulta.
Inevitavelmente, a Saúde Mental dos profissionais em tempos de pandemia foi um dos temas em análise, mas também os “desafios de quem cuida”, refletindo sobre o impacto da COVID-19 e as dificuldades sentidas pelos cuidadores e familiares de pessoas idosas dependentes. Oportunidade também para a abordagem de novos projetos como a promoção da saúde mental na parentalidade e o desenvolvimento de um programa de primeira ajuda em saúde mental para adolescentes em escolas secundárias.
Desta vez, o objetivo do NEESM foi ir ao encontro do trabalho que tem sido desenvolvido por outros parceiros e trazer à discussão a “evidência e as boas práticas” em vários contextos, “acrescentando outras áreas que também são uma mais-valia e complementares à nossa prática, sempre com o objetivo máximo de oferecer os melhores cuidados à população”, como referiu a Enfermeira Rita Costa, em nome da comissão organizadora.