Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
14-06-2021

“Moving forward: à descoberta de um novo mundo”

A 3ª edição da conferência internacional Connecting Healthcare realiza-se no próximo dia 15 de junho, terça-feira, a partir das 14h30, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, e conta com a participação de figuras de referência mundial.

Vamos contar com a ativista pelos direitos das mulheres, Leymah Gbowee, distinguida com Prémio Nobel da Paz, o presidente do The Emotional Brain Institute da Universidade de Nova Iorque, Joseph Ledoux, e a atleta olímpica Patrícia Mamona.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e o Seal Group organizam esta iniciativa, nesta edição sob o lema “Moving Forward: à descoberta de um novo mundo”, num convite à reflexão sobre a resposta da Humanidade neste contexto de pós pandemia, ao mesmo tempo que pretende lançar o debate sobre os desafios que se colocam à Saúde, como determinante para o bem-estar das populações, através de um painel de convidados nacionais e estrangeiros, protagonistas de áreas tão distintas como a Saúde, a Economia, a Ciência, a Tecnologia, o Desporto e a Arte.
Apesar de decorrer ainda num formato misto (presencial e on line), a conferência vai contar com o testemunho e a participação de figuras de referência, a começar por Leymah Gbowee, distinguida com Prémio Nobel da Paz de 2011, pelo seu ativismo e trabalho em defesa dos direitos das mulheres, que vai falar sobre “O Poder de Mudar o Mundo”. Segue-se um painel dedicado à “Gestão emocional e superação”, com o contributo da Medicina Comportamental e das experiências na primeira pessoa, com o exemplo da atleta olímpica Patrícia Mamona, e de Stella Anyangwe, coordenadora do Programa Regional Africano para a Gestão de Risco de Desastres. Também na primeira pessoa, o escritor Richard Zimler vai partilhar “O que a pandemia covid-19 me ensinou”.

O segundo painel da tarde é dedicado ao “O Espaço, a Terra e as Pessoas”, lançando o debate sobre áreas determinantes da atualidade, através da partilha e da reflexão de Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa, Pedro Ribeiro, especialista em planeamento do território, e de Ghalia Taki, ex-refugiada síria.

“O cérebro do Futuro” será o tema da conferência de Joseph Ledoux, diretor do The Emotional Brain Institute da Universidade de Nova Iorque, que vai encerrar a 3ª edição desta Conneting Healthcare “à descoberta de um mundo novo”.

Esta conferência integra o Global Health Forum que tem como objetivo a humanização da saúde através da preparação dos seus profissionais para as novas competências no contexto da transformação digital. A organização assumiu como desafio reunir no mesmo espaço de discussão cientistas, médicos, economistas, gestores, artistas, pensadores e cantores, numa dinâmica de partilha entre todos aqueles que se interessam pelo futuro da Saúde em Portugal, fazendo a ligação entre o conhecimento e a ciência, com momentos de formação, networking e de reflexão.

Mais informação disponível em https://www.connectinghealthcare.pt/

 


Partilhar:
Ir para o topo
odio vulputate, efficitur. venenatis vel, libero ut nunc