Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
25-02-2022

Matosinhos Ativa`mente – 11 meses dedicados à Saúde Mental

Considerada uma área prioritária de intervenção, a Saúde Mental ganha agora uma nova dinâmica com o programa Ativa`mente que, ao longo deste ano, pretende mobilizar e sensibilizar a comunidade e entidades concelhias para a prevenção e adoção de estilos de vida saudáveis, investindo na literacia em saúde para reduzir o estigma que ainda lhe está associado.

Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a ULSM, este programa, apresentado publicamente a 20 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, prevê a abordagem de um conjunto de temas – desde a importância do sono à esquizofrenia, passando pela ansiedade e depressão – tendo em conta a sua prevalência e expressão. Assim, as várias iniciativas e atividades calendarizadas para os próximos meses integram uma “campanha que tem de ser construtiva e pedagógica”, como referiu o Presidente do Conselho de Administração da ULSM, Taveira Gomes, lembrando que a saúde mental é uma “preocupação incontornável” nas políticas de saúde, mas que deve assumida como “um assunto normal do nosso dia a dia” e que “diz respeito a todos”, como sublinhou, por seu lado, a presidente da CMM, Luísa Salgueiro.

No contexto europeu, Portugal é um dos países que regista maior prevalência de doenças psiquiátricas, sendo que mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação (22,9%). O Perfil de Saúde de Matosinhos e o Plano Municipal de Saúde de Matosinhos desenvolvidos em parceria com a ULSM assumiram a saúde mental como uma área prioritária de intervenção, apontando a prevenção como estratégia principal de atuação. É neste contexto que surge o programa Ativa`mente, desenhado com temáticas que foram selecionadas de acordo com a sua prevalência, pertinência e necessidade de sensibilização junto da população. Assim, cada mês será dedicado a um tema específico, como o sono, a ansiedade, perturbação bipolar, abuso de substâncias, perturbação obsessiva compulsiva, burn-out, esquizofrenia e estilos de vida saudáveis.
Entre as várias iniciativas propostas está prevista a realização de workshops, de atividades ao ar livre, a dinamização de grupos de ajuda mútua/de apoio e de webinares. Ao mesmo tempo, o programa decorre nas plataformas digitais (FB e Instagram), no contexto de uma campanha de comunicação que incluiu diferentes suportes (incluindo muppies, cartazes) e que vai divulgar mensagens informativas e motivadoras com o objetivo de envolver toda a comunidade, chegando aos diferentes públicos. Todos podem acompanhar este projeto em https://www.facebook.com/ativamente.matosinhos/?ref=page_internal e https://www.instagram.com/ativamente.matosinhos/

 


Partilhar:
elit. eleifend adipiscing nec at eget Sed sit libero Praesent libero