Ir para o conteúdo
Notícias
Grávida - A mala para o Hospital Pedro Hispano
Grávida - A mala para o Hospital Pedro Hispano
Banner_Facebook
sns_inem_capa_site
cartaz_farmacia_site
SAC_SASU
banner-standard_1140-x-360
AFr-SNS-medicacao-portalINFARMED-4168x1161px-scaled
semana 6-12_site
AFr-SNS-triagem-banner-796x407px
banner_jan_site
previous arrow
next arrow
Início
/
Notícias
16-02-2023

Hospital Pedro Hispano regista aumento de nascimentos em 2022

Em 2022 nasceram 1 616 bebés no Hospital Pedro Hispano/ULSM, mais 26 bebés do que no ano anterior, revelando uma tendência crescente da procura desta instituição pelas grávidas e casais para o nascimento dos seus filhos.
Além do aumento do número de partos, subindo de 1555 para 1586, bem como do número de nascimentos (1590 bebés em 2021 para 1616 em 2022), os indicadores mostram ainda uma evolução positiva na realização de partos vaginais sem episiotomia, passando de 54% para 67%. Ao mesmo tempo assiste-se a uma descida consistente da taxa de partos por cesariana que, em 2022, se fixou nos 26%.
Os indicadores em análise permitem ainda constatar um aumento da percentagem de bebés que são amamentados na primeira hora de vida, bem como do “contacto pele a pele” logo após o momento do nascimento.
Tal como no ano anterior verifica-se que a maior percentagem de partos referem-se a grávidas fora do concelho de Matosinhos, o que revela uma procura cada vez maior do HPH por casais de outros concelhos e cidades do País.
As excelentes condições do Bloco de Parto, do Serviço de Obstetrícia e da Unidade Materno-Fetal, bem como existência de uma Unidade de Neonatologia de referência, que as grávidas podem conhecer previamente através de uma visita agendada, ajudam a explicar esta dinâmica de procura, mas acima de tudo é o acompanhamento de uma equipa dedicada e a humanização do parto, respeitando o Plano de Nascimento e a expetativa da grávida/casal, que motivam esta procura crescente do HPH para o de nascimento dos seus bebés.
Decisiva para a escolha dos jovens casais foi também a continuidade do projeto Pai 24horas que possibilita a presença do pai/acompanhante durante o período de internamento da mãe e bebé no serviço de Obstetrícia.
De referir ainda que como Hospital Amigo dos Bebés, o HPH cumpre e incentiva uma politica de promoção do aleitamento materno, disponibilizando uma linha telefónica de apoio que funciona 24 horas (22 939 13 40 – Linha da Amamentação do Hospital Pedro Hispano).

 


Partilhar:
vulputate, in ipsum Donec felis adipiscing id, vel, dapibus commodo