Mariana Guimarães é enfermeira da equipa do Serviço de Urgência que, por estes dias, trocou o seu local habitual de trabalho por uma cidade repleta de jovens peregrinos, vindos de todos os países, lugares, culturas para a Jornada Mundial da Juventude.
A enfermeira Mariana é uma entre as centenas de voluntárias e voluntários que decidiram embarcar neste desafio e missão de cuidar do outro, num evento de dimensão nunca antes realizado no País.
No seu papel de voluntária, coube-lhe a responsabilidade de Chefe de Equipa, o que significa coordenar a prestação de cuidados e socorro a 120 mil peregrinos, distribuídos por quatro tendas que acabam de ser montadas e equipadas com todo o material necessário e medicação.
Desde o início que esteve envolvida na preparação e formação das equipas (médicos e enfermeiros) de voluntariado dedicadas à Saúde, e esta semana ainda foi preciso cuidar dos últimos preparativos, como praticar e atualizar cursos de suporte básico de vida e DAE, com o apoio do INEM. Também foi preciso preparar as “mochilas de costas” prontas para os primeiros socorros.
Da central de coordenação de equipas, a funcionar na Voz do Operário, à “Cidade da Alegria” no Parque das Nações, “as tarefas são imensas, os dias intensos, mas de uma alegria sem fim”, assegura.
A todos os voluntários, em especial à enfermeira Mariana e a outros profissionais da Unidade Local de Saúde de Matosinhos que se voluntariaram para estarem em Lisboa, desejamos uma ótima Jornada Mundial da Juventude.