Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
30-05-2022

CLIC – “Dê mais vida ao seu coração”

A convite da CLIC – Clinica de Insuficiência Cardíaca da ULSM – a manhã do último domingo de Maio foi passada na Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira. Na companhia de familiares, amigos e de muitos profissionais da ULSM que também aceitaram o convite, a caminhada e aula de yoga ao ar livre criaram momentos de bem-estar e partilha que ajudaram a passar a mensagem desta equipa que cuida e acompanha os doentes com insuficiência cardíaca.

“Esta iniciativa tem como principal objetivo reforçar a educação ao doente com Insuficiência Cardíaca, insistindo na importância da adoção de estilos de vida saudável, quer para o tratamento quer na prevenção da patologia”, explica Ana Sofia Correia, médica cardiologista, sublinhando que a equipa da CLIC preparou um momento de exercício adaptado à condição de saúde dos utentes, com o objetivo de incentivar a sua prática, fundamental para a melhoria da capacidade funcional, controlo dos fatores de risco cardiovascular e melhoria do bem-estar emocional.

Oportunidade também para a apresentação e distribuição aos doentes de “um guia de apoio para conhecer o seu coração”, da autoria De Ana Luísa Guedes (Enfermeira), Ana Sofia Correia (Cardiologista), Paula Almeida (Fisiatra), Duarte Dantas (Fisiatra), Joana Santos (Nutricionista), com o objetivo de empoderar o doente na gestão da sua própria doença.

A terminar, e também com o objetivo de inspirar os doentes na seleção de alimentos frescos e saudáveis, com teor de sal reduzido, de açúcar e gorduras (fundamental para o controlo da doença), os doentes e participantes receberam um lanche saudável.

Esta iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport, instituições parceiras nesta estratégia de educação e promoção da saúde, contando com as presenças do Vice-Presidente, Carlos Mouta, e do Vereador do Desporto, Vasco Pinho, além da presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSM, Taveira Gomes, que elogiou o “empenho e o esforço” que a equipa tem desenvolvido em prol dos doentes que cuida e acompanha “com toda a dedicação, proporcionando-lhes momentos como os que vivenciaram esta manhã”.

Também a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) fez questão de colaborar nesta iniciativa, fazendo-se representar pela sua presidente, que alertou para a necessidade de se melhorar as condições de acesso aos medicamentos necessários ao controlo da doença.

Também para assinalar o Mês do Coração, o Serviço de Medicina da Ala E realizou várias sessões de educação para a Saúde dirigidas aos seus doentes, aproveitando o momento do internamento para informar, sensibilizar e capacitar sobre os comportamentos a adotar na gestão da doença. A par de mensagens motivadoras afixadas no serviço foram também elaborados e distribuídos aos doentes flyers informativos.

https://photos.app.goo.gl/rGhxpW8mjuX2fGKE7

Medicina E


Partilhar:
commodo in diam Aenean dapibus Praesent elit. id non accumsan