Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
29-04-2022

Ambientes saudáveis para “cuidar dos profissionais”

O Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho foi assinalado com uma sessão no auditório, na qual se debateu a importância da promoção de ambientes saudáveis na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Presente nesta sessão, o Enfermeiro Diretor, Renato Barros, realçou a o verbo “cuidar” dirigindo-se aos profissionais. “Estamos habituados a cuidar, a cuidar do outro, e esquecemo-nos de cuidar de nós, de cuidar dos profissionais”, disse, realçando que é tempo de mudar de atitude e que a ULSM está nesse caminho “com os projetos que já são conhecidos e outras ações que iremos, em conjunto, levar a cabo”.

Por seu lado, a diretora do Serviço de Gestão de Risco, Ana Paula Teixeira, referiu como exemplo o programa de Saúde Mental Positiva, implementado em 2018, que tem dinamizado várias ações com o objetivo de cuidar dos profissionais. De futuro, importa refletir sobre “as novas metodologias de trabalho e reorganização das características dos espaços de trabalho, indo assim ao encontro do que OMS defende como bem cuidar dos trabalhadores”.

A sessão contou ainda com a participação dos responsáveis pelos projetos de Saúde Mental Positiva, da Equipa da Violência no Adulto e ainda da equipa responsável pela prevenção de quedas no utente/profissional.

 


Partilhar:
Curabitur non adipiscing eget velit, mattis felis venenatis