Estamos a dias de assinalar o 𝐃𝐢𝐚 Nacional 𝐝𝐨 𝐃𝐨𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐀𝐕𝐂 e hoje estivemos numa escola de Lavra com profissionais da nossa 𝐔𝐧𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐀𝐕𝐂, da 𝐒𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐫 e da corporação de 𝐁𝐨𝐦𝐛𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐭𝐨𝐬𝐢𝐧𝐡𝐨𝐬-𝐋𝐞𝐜̧𝐚 dando a conhecer o projeto da Fast Heroes Portugal e ensinando os alunos do 6º ano de como atuar em caso de alguém estar a sofrer um AVC.
Mas hoje os alunos e professores foram surpreendidos e acabaram mesmo por testar uma chamada ao #112 e tiveram que executar o que tinham apreendido, tendo sido verdadeiros atores de um simulacro Via Verde AVC.
A sessão com os alunos começou com a explicação do programa Fast Heroes Portugal com as enfermeiras da Unidade de AVC, Sandra Martins e Ana Maia, seguindo-se um Role Play em que os alunos, em grupo, testaram o que lhes foi transmitido. Aqui contaram com a colaboração das enfermeiras da Equipa de Saúde Escolar da UCC de Leça, Catarina Afonso e Carmen Vieira, e da enfermeira Jesus Torres e da médica Filipa Jacinto, também da Unidade de AVC.
Contaram, então, com a participação especial da bombeira, Joana Sousa, da corporação de Matosinhos-Leça, e do médico, Marco Sousa, que simularam uma saída solicitada pelo INEM para socorro de uma vitima de AVC e entraram na sala de aula para espanto dos alunos.
No final, não restavam muitas dúvidas do que fazer perante uma situação real e da melhor forma de comunicar com o #INEM para que o socorro seja rápido, como se pretende.