Ir para o conteúdo
Início
/
Informações de Saúde

Semana Europeia da Vacinação 2021

A Semana Europeia da Vacinação é comemorada anualmente na última semana de Abril e tem como principal objetivo aumentar a consciência individual e coletiva sobre a importância da vacinação para a saúde das pessoas.

Este ano, a OMS elegeu como lema da Semana Europeia da Vacinação 2021, que decorre entre 26 de abril e 2 de maio, “ Vaccines bring us closer” – “As vacinas aproximam-nos”.

No último ano, a pandemia COVID-19 colocou as pessoas e as comunidades à prova obrigando os países a tomar medidas sem precedentes para proteger e salvar vidas. A COVID-19 causou enormes perdas em vidas humanas, causou sofrimento e mudou a maneira de viver, com profundo impacto social e económico.

No que diz respeito ao combate à COVID 19 as vacinas representam uma nova e importante ferramenta. Em todo o mundo já foram administradas milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, constituindo um enorme passo na proteção de grupos vulneráveis e dos trabalhadores da linha da frente.

A inovação científica em progresso proporcionando testes, tratamentos e vacinas, irão permitir em conjunto salvar vidas e eliminar a pandemia.

A vacinação contra a COVID-19 deverá constituir uma prioridade para proteger toda a população porque ninguém está seguro até que todos estejam seguros. As vacinas ajudar-nos-ão a progredir no caminho para um mundo onde possamos estar juntos novamente.

A Semana Europeia da Vacinação é também uma oportunidade para recordar a grande importância da vacinação de rotina. Embora o destaque esteja agora na vacinação COVID-19 é essencial manter os esforços para garantir que nenhuma criança seja deixada para trás na vacinação de rotina. Desde há várias décadas, as vacinas protegem-nos contra doenças que ameaçam vidas. Com a ajuda das vacinas é possível hoje viver sem doenças como a varíola, que custou à humanidade centenas de milhões de vidas, e aproximamo-nos de um mundo livre de doenças como a poliomielite, o sarampo, o tétano e o cancro cervical.

As vacinas representam um enorme impacto em saúde pública, com a redução da morbilidade e da mortalidade causada por doenças infeciosas evitáveis pela vacinação, traduzindo assim na obtenção de importantes ganhos em saúde.

As vacinas funcionam e são seguras! As vacinas salvam vidas!

Juntos podemos acabar com a pandemia COVID-19 e alcançar um mundo mais saudável para todos.

Portugese Twitter tiles

Portugese Twitter tiles

Portugese Twitter tiles

Portugese Twitter tiles

 

 


Partilhar:
Ir para o topo
pulvinar sit Curabitur vulputate, commodo ut libero Aenean