Qualidade e Governação Clínica
Conciliação entre a Vida profissional, Familiar e Pessoal
Coordenadora: Dra. Maria Cabral
A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) assume a Qualidade e a Conciliação, consubstanciada na satisfação dos seus utentes, profissionais e restantes partes interessadas como valor fundamental.
Foi a primeira instituição de saúde a ser certificada pela Norma ISO 9001 na globalidade dos seus serviços no Hospital Pedro Hispano e Unidades dos Cuidados de Saúde Primários, tendo alargado o Sistema de Gestão da ULSM, sendo atualmente a primeira instituição pública de saúde certificada na norma portuguesa NP 4552.
O Gabinete da Qualidade e Governação Clinica gere o Sistema de Gestão Integrado da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), associando a Qualidade, Governação Clínica com a Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal de todas as suas partes interessadas.
O Sistema de Gestão Integrado implementado na ULSM é o resultado de uma decisão estratégica para ajudar a melhorar o seu desempenho global e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo, satisfazer continuamente os requisitos e ter em consideração as necessidades e expectativas futuras de todas as partes interessadas, constitui um desafio constante para a ULSM.
Na ULSM acreditamos que a Qualidade Clínica e Organizacional e a Valorização Pessoal é um caminho para o sucesso, no qual contamos com a colaboração e o contributo de todos e todas que trabalham connosco para atingir e superar com eficácia um nível elevado de desempenho.
Princípios do Sistema de Gestão Integrado na ULSM
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) implementado na ULSM sustenta-se em princípios que constituem a base das normas ISO e NP. Tal como preconizado na Norma de referência –ISO 9001:2015 e NP4552:2016 a abordagem do SGI incentiva a ULSM a analisar os requisitos dos clientes e das suas pessoas, a definir os processos que contribuem para a prestação de cuidados e a satisfação de clientes e colaboradores, mantendo estes processos controlados e monitorizados. O SGI implementado permite o enquadramento certo para a melhoria contínua, de modo a incrementar a probabilidade de aumentar a satisfação dos clientes e das suas pessoas.
Princípios da Qualidade na ULSM
- Foco no cliente
- Liderança
- Comprometimento das pessoas
- Abordagem por processos
- Melhoria
- Tomada de decisão baseada na evidência
- Gestão das relações
Princípios da Conciliação na ULSM
- Igualdade e Não discriminação
- Conciliação
- Responsabilização
- Transparência
- Conduta Ética
- Respeito pelas partes interessadas
Percurso de Qualidade
- 06.2000 – Início do Processo de Acreditação HQS do HPH
- 1.2001 – Acreditação provisória HQS do HPH
- 08.2002 – Acreditação total HQS do HPH
- 09.2003 – Início do Processo de Acreditação dos CS
- 10.2004 – Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Anat. Pat.
- 11.2004 – Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Hemat.
- 02.2005 – Re-acreditação HQS do HPH
- 06.2006 – Acreditação HQS total dos CS
- 11.2006 – Certificação ISO 9001:2000 – Esterilização
- 09.2007 – Re-Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Anat. Pat.
- 09.2007 – Re-Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Hemat.
- 10.2008 – Certificação ISO 9001:2000 pela SGS do HPH
- 09.2009 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2000 pela SGS do HPH
- 11.2009 – Re-Certificação ISO 9001:2008 – Esterilização
- 06.2010 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2008 pela SGS do HPH
- 08.2011 – Renovação da Certificação ISO 9001:2008 pela SGS do HPH
- 11.2011 – Auditoria 1ª Fase ISO 9001:2008 pela SGS no Agrupamento Centros de Saúde de Matosinhos (ACESM)
- 5.2012 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2008 pela SGS do HPH, extensão da certificação ao ACESM e Unidade de Convalescença
- 9.2012 – Certificação ISO 9001: 2008 pela SGS da ULSM, no Hospital Pedro Hispano, Unidade de Convalescença e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 5.2013 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano, Unidade de Convalescença e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 5.2014 – Auditoria de renovação da certificação- ISO 9001:2008 pela SGS da ULSM
- 5.2015 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 5.2016 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 5.2017 – Renovação da Certificação e transição para a ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 5.2018 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2015 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 5.2019 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2015 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 1.2021 – Renovação da Certificação ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 4.2021 – Auditoria de Concessão da Certificação NP 4552:2016 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 6.2021 – Renovação da Certificação ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
- 5.2022 – Auditoria de Acompanhamento do Sistema de Gestão Integrado ISO 9001:2015 e NP 4552:2016
Certificado de Qualidade da ULSM
Certificado de Conciliação da ULSM
Política da Qualidade de ULSM
Plano de Igualdade da ULSM
Avaliação de satisfação dos nossos utentes
Consulte o Relatório de Avaliação da Satisfação dos Utentes .
Contactos
Telefone: 22 939 1000