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Qualidade e Governação Clínica

Conciliação entre a Vida profissional, Familiar e Pessoal

 

Coordenadora: Dra. Maria Cabral

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) assume a Qualidade e a Conciliação, consubstanciada na satisfação dos seus utentes, profissionais e restantes partes interessadas como valor fundamental.

Foi a primeira instituição de saúde a ser certificada pela Norma ISO 9001 na globalidade dos seus serviços no Hospital Pedro Hispano e Unidades dos Cuidados de Saúde Primários, tendo alargado o Sistema de Gestão da ULSM, sendo atualmente a primeira instituição pública de saúde certificada na norma portuguesa NP 4552.

O Gabinete da Qualidade e Governação Clinica gere o Sistema de Gestão Integrado da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), associando a Qualidade, Governação Clínica com a Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal de todas as suas partes interessadas.

O Sistema de Gestão Integrado implementado na ULSM é o resultado de uma decisão estratégica para ajudar a melhorar o seu desempenho global e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

Num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo, satisfazer continuamente os requisitos e ter em consideração as necessidades e expectativas futuras de todas as partes interessadas, constitui um desafio constante para a ULSM.

Na ULSM acreditamos que a Qualidade Clínica e Organizacional e a Valorização Pessoal é um caminho para o sucesso, no qual contamos com a colaboração e o contributo de todos e todas que trabalham connosco para atingir e superar com eficácia um nível elevado de desempenho.

Princípios do Sistema de Gestão Integrado na ULSM

O Sistema de Gestão Integrado (SGI) implementado na ULSM sustenta-se em princípios que constituem a base das normas ISO e NP. Tal como preconizado na Norma de referência –ISO 9001:2015 e NP4552:2016 a abordagem do SGI incentiva a ULSM a analisar os requisitos dos clientes e das suas pessoas, a definir os processos que contribuem para a prestação de cuidados e a satisfação de clientes e colaboradores, mantendo estes processos controlados e monitorizados. O SGI implementado permite o enquadramento certo para a melhoria contínua, de modo a incrementar a probabilidade de aumentar a satisfação dos clientes e das suas pessoas.

Princípios da Qualidade na ULSM

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Comprometimento das pessoas
  • Abordagem por processos
  • Melhoria
  • Tomada de decisão baseada na evidência
  • Gestão das relações

Princípios da Conciliação na ULSM

  • Igualdade e Não discriminação
  • Conciliação
  • Responsabilização
  • Transparência
  • Conduta Ética
  • Respeito pelas partes interessadas

Percurso de Qualidade

  • 06.2000 – Início do Processo de Acreditação HQS do HPH
  • 1.2001 – Acreditação provisória HQS do HPH
  • 08.2002 – Acreditação total HQS do HPH
  • 09.2003 – Início do Processo de Acreditação dos CS
  • 10.2004 – Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Anat. Pat.
  • 11.2004 – Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Hemat.
  • 02.2005 – Re-acreditação HQS do HPH
  • 06.2006 – Acreditação HQS total dos CS
  • 11.2006 – Certificação ISO 9001:2000 – Esterilização
  • 09.2007 – Re-Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Anat. Pat.
  • 09.2007 – Re-Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Hemat.
  • 10.2008 – Certificação ISO 9001:2000 pela SGS do HPH
  • 09.2009 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2000 pela SGS do HPH
  • 11.2009 – Re-Certificação ISO 9001:2008 – Esterilização
  • 06.2010 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2008 pela SGS do HPH
  • 08.2011 – Renovação da Certificação ISO 9001:2008 pela SGS do HPH
  • 11.2011 – Auditoria 1ª Fase ISO 9001:2008 pela SGS no Agrupamento Centros de Saúde de Matosinhos (ACESM)
  • 5.2012 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2008 pela SGS do HPH, extensão da certificação ao ACESM e Unidade de Convalescença
  • 9.2012 – Certificação ISO 9001: 2008 pela SGS da ULSM, no Hospital Pedro Hispano, Unidade de Convalescença e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2013 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano, Unidade de Convalescença e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2014 – Auditoria de renovação da certificação- ISO 9001:2008 pela SGS da ULSM
  • 5.2015 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2016 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2017 – Renovação da Certificação e transição para a ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2018 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2015 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2019 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2015 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 1.2021 – Renovação da Certificação ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 4.2021 – Auditoria de Concessão da Certificação NP 4552:2016 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 6.2021 – Renovação da Certificação ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2022 – Auditoria de Acompanhamento do Sistema de Gestão Integrado ISO 9001:2015 e NP 4552:2016 (a realizar) 

 

Certificado de Qualidade da ULSM

Certificado de Conciliação da ULSM

Política da Qualidade de ULSM

Plano de Igualdade da ULSM

Avaliação de satisfação dos nossos utentes

Consulte o Relatório de Avaliação da Satisfação dos Utentes .

 

Contactos

Telefone: 22 939 1000

 


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