Um atentado terrorista em plena Festa do Senhor de Matosinhos ou num grande centro comercial são situações extremas que exigem uma capacidade de resposta altamente preparada e treinada. Nesse sentido, e tendo por base a simulação destes acontecimentos, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) vai promover nas suas instalações o Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI), no próximo mês de outubro, nos dias 18 a 20.
Tendo por base um cenário de catástrofe simulando um atentado terrorista a acontecer no concelho de Matosinhos, o curso MIRM vai pôr à prova a resposta e capacidade de reação das várias organizações e estruturas com a responsabilidade de intervir, desde as forças policiais à resposta hospitalar.
Nesse sentido, este curso dirige-se a profissionais de diferentes áreas – Proteção Civil, Saúde e Segurança – como bombeiros, técnicos da proteção civil, polícias, seguranças, militares, médicos, enfermeiros, psicólogos, sociólogos, assessores de comunicação, jornalistas e gestores.
Original da Suécia, o curso é o único com certificação diferenciada na área da emergência e catástrofe internacional pela European Society for Trauma and Emergency Surgery, tendo por base um modelo de simulação avançado capaz de treinar toda a cadeia de comando num cenário de acidente, bem como a capacidade da resposta hospitalar num contexto de emergência com multivítimas.
Em Portugal, o curso MRMI é da responsabilidade do Madeira International Disaster Training Centre, que tem por objetivo promover a formação na área da emergência, trauma e catástrofe ao nível nacional e internacional.