Ir para o conteúdo
Início
/
Comunicação

ULSM promove formação em situações de catástrofe

Um atentado terrorista em plena Festa do Senhor de Matosinhos ou num grande centro comercial são situações extremas que exigem uma capacidade de resposta altamente preparada e treinada. Nesse sentido, e tendo por base a simulação destes acontecimentos, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) vai promover nas suas instalações o Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI), no próximo mês de outubro, nos dias 18 a 20.

Tendo por base um cenário de catástrofe simulando um atentado terrorista a acontecer no concelho de Matosinhos, o curso MIRM vai pôr à prova a resposta e capacidade de reação das várias organizações e estruturas com a responsabilidade de intervir, desde as forças policiais à resposta hospitalar.

Nesse sentido, este curso dirige-se a profissionais de diferentes áreas – Proteção Civil, Saúde e Segurança – como bombeiros, técnicos da proteção civil, polícias, seguranças, militares, médicos, enfermeiros, psicólogos, sociólogos, assessores de comunicação, jornalistas e gestores.

Original da Suécia, o curso é o único com certificação diferenciada na área da emergência e catástrofe internacional pela European Society for Trauma and Emergency Surgery, tendo por base um modelo de simulação avançado capaz de treinar toda a cadeia de comando num cenário de acidente, bem como a capacidade da resposta hospitalar num contexto de emergência com multivítimas.

Em Portugal, o curso MRMI é da responsabilidade do Madeira International Disaster Training Centre, que tem por objetivo promover a formação na área da emergência, trauma e catástrofe ao nível nacional e internacional.

 

 

 

 


Partilhar:
nec sit justo eleifend elit. ultricies ipsum nunc adipiscing