Ir para o conteúdo
Início
/
Comunicação

Hospital Pedro Hispano regista aumento de nascimentos em 2021

Atendimento e humanização do parto atraem grávidas de todo o país  

Em 2021 nasceram 1 595 bebés no Hospital Pedro Hispano/ULSM, mais 28 bebés do que no ano anterior, revelando uma tendência crescente da procura desta instituição pelas grávidas e casais para o nascimento dos seus filhos.

Num ano em que o número de nascimento em Portugal atingiu mínimos históricos – 2021 registou um total nacional abaixo dos 80 mil bebés, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a partir da realização dos “testes do pezinho” –, os resultados da atividade do Bloco de Partos do Hospital Pedro Hispano revestem-se de especial importância e são um motivo de orgulho para a instituição e seus profissionais.

Em 2020 nasceram 1 566 bebés no Hospital Pedro Hispano, número que subiu para 1 595 bebés em 2021, acompanhado de uma diminuição do número de partos por cesariana (428) comparativamente ao ano anterior (436).

De salientar ainda que do número total de nascimentos registado no ano passado (1 595), cerca de 70% referem-se a grávidas fora do concelho de Matosinhos, o que revela uma procura cada vez maior do HPH pelos casais de outros concelhos e cidades, de Vila Real a Santa Cruz das Flores, passando por Lisboa e Faro.

As excelentes condições do Bloco de Parto, do Serviço de Obstetrícia e da recém-renovada Unidade Materno-Fetal, bem como existência de uma Unidade de Neonatologia de referência, que as grávidas podem conhecer previamente através de uma visita agendada, ajudam a explicar esta dinâmica de procura, mas acima de tudo é o acompanhamento de uma equipa dedicada e a humanização do parto, respeitando o Plano de Nascimento e a expetativa da grávida/casal, que motivam esta procura crescente do HPH para o de nascimento dos seus bebés.

Decisiva para a escolha dos jovens casais foi também a continuidade do projeto Pai 24horas que, apesar da situação de pandemia, possibilitou a presença do pai/acompanhante durante o período de internamento da mãe e bebé no serviço de Obstetrícia.

De referir ainda que como Hospital Amigo dos Bebés, o HPH cumpre e incentiva uma politica de promoção do aleitamento materno, disponibilizando uma linha telefónica de apoio que funciona 24 horas (22 939 13 40 – Linha da Amamentação do Hospital Pedro Hispano).

 

 

Matosinhos, 21 janeiro 2022

Para mais informações, contactar Paula Carvalho: Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE| Assessoria de Imprensa | Gabinete de Comunicação e Relações Públicas paula.carvalho@ulsm.min-saude.pt | tlf 229 391 008


Partilhar:
tristique commodo venenatis, libero. odio sem, Donec