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Cidadão

Apresentação

A Comissão de Ética para a Saúde é um órgão consultivo, multidisciplinar e independente, de apoio ao Conselho de Administração, e cuja atividade se rege pela legislação em vigor, referente aos princípios das boas práticas clínicas.

MISSÃO

A Comissão de Ética para a Saúde tem por Missão contribuir para a observância de princípios da ética e da bioética na atividade da instituição, na prestação de cuidados de saúde e na realização de investigação clínica, em especial no exercício das ciências da saúde, à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, como garante do exercício dos seus direitos fundamentais, bem como a integridade, confiança e segurança dos procedimentos em vigor na instituição.

Constituição da Comissão de Ética para a Saúde

  • Médico/a Hospitalar – Coordenador – Dr. José Alberto Silva
  • Médico/a Vice-Coordenadora – Dr.ª Maria Agostinha Souto
  • Médico/a do ACES – Dr.ª Carla Nina
  • Médico/a do SMI – Profª Dr.ª Ernestina Gomes
  • Enfermeiro/a Hospitalar – Enf.ª Maria Alzira Morais
  • Enfermeiro/a do ACES – Enf.ª Maria Inês Ayres Pereira
  • Farmacêutico/a – Dr.ª Sofia Pinto
  • Assistente Social – Dr.ª Alzira Soares
  • Jurista – Dr. João Rato

 

 

Reuniões Ordinárias

A Comissão de Ética para a Saúde reúne ordinariamente uma vez por mês com agendamento para a segunda 6ª feira de cada mês.
Salvo raras exceções, por unanimidade é agendada outra data.

Reuniões Extraordinárias

A título excecional e com razões fundamentadas a Comissão de Ética para a Saúde reúne de forma extraordinária.

Calendário de Reuniões da CES | 2022:

 

 

Data Limite para Submissão de Trabalhos à Comissão de Ética

Informam-se todos(as) os(as) colaboradores(as) da Instituição que a data final para a submissão de trabalhos a serem apreciados nas reuniões ordinárias da Comissão de Ética é o último dia útil de cada mês.

 

Informação sobre a submissão de estudo/projeto de investigação a ser desenvolvido na Unidade Local de Saúde de Matosinhos

  • Projetos de investigação podem ser entregues pessoalmente no Serviço de Gestão do Conhecimento/Biblioteca ou Secretariado da CES (Piso 2)
  • Projetos de investigação podem ser enviados via e-mail para silva@ulsm.min-saude.pt
  • Envio de carta dirigida ao Presidente do Conselho de Administração a solicitar autorização para a realização de projeto de investigação na Instituição
  • Envio de carta dirigida ao Presidente da CES a solicitar apreciação/parecer para a realização de estudo/projeto de investigação
  • Envio do respetivo projeto de investigação (mencionar titulo, nome do investigador principal/proponente do projeto, nome dos investigadores secundários, local/serviço de aplicação do projeto na ULS Matosinhos, nome do responsável pela supervisão do projeto, tipo de estudo, data prevista para inicio das atividades, data prevista para conclusão, objetivos gerais e específicos do projeto, métodos do projeto de investigação a serem utilizados, mencionar as entidades externas à ULS Matosinhos, se aplicável)
  • Envio do modelo das entrevistas, se aplicável
  • Envio do modelo do Consentimento Informado, se aplicável
  • Envio da autorização do Diretor do Serviço onde se realiza o estudo
  • Em caso de estudos de enfermagem autorização do Enfermeiro Responsável
  • Envio da declaração do orientador, se aplicável
  • Envio dos Elos de Ligação, se aplicável
  • Informação relativa aos dados, imagens a utilizar, de forma a dar cumprimentos ao regulamento de proteção de dados.
  • Envio do C.V. no caso de Investigadores externos
  • Financiamento, se aplicável

 

Documentos:

Contacto:

Secretariado da Comissão de Ética da ULSM,E.P.E.

Assistente Técnica: Fernanda Costa

Telefone: +351 229391233 ou 913599946

E-mail: fernanda.costa@ulsm.min-saude.pt

Contacto Geral:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E.

Rua Dr. Eduardo Torres I 4464-513 Senhora da Hora

Tel. 229391000


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