Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços
/
Cuidados de Saúde Hospitalares

Departamento de Emergência e Medicina Intensiva

Conselho de Gestão

  • Director: Dr. Rui Araújo
  • Gestor: Dra. Cristina Resende
  • Enfermeiro: Enfermeira Maria do Céu Vasconcelos

O Departamento de Emergência e Medicina Intensiva (DEMI) tem como missão a receção, observação, tratamento e encaminhamento de doentes agudos e emergentes e/ou em situação crítica, em disponibilidade permanente.

Compete-lhe ainda coordenar e assegurar em colaboração o funcionamento da emergência interna do hospital e sala de emergência do serviço de urgência.

Por último, coordenar os recursos necessários ao funcionamento da viatura Medica de Emergência e Reanimação.

O trabalho desenvolvido pelo DEMI gira em torno de um plano integrado de atendimento ao doente crítico dado que engloba toda a actividade no Serviço de Cuidados Intensivos, na sala de emergência e na emergência interna.

Toda esta actividade gira em volta dos serviços e ainda na organização da emergência dentro e fora do hospital, o que inclui os Centros de Saúde e os locais do programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), como principais fornecedores de muitos dos potenciais doentes críticos.

O sistema de emergência do HPH é reconhecido pelos seus pares quer a nível nacional quer a nível internacional.

O atendimento de doentes na área da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) é também parte integrante do DEMI, sendo que a vocação da VMER, à semelhança do SU (Serviço de Urgência), é o atendimento de doentes agudos de gravidade variável, mas nos quais se incluem também doentes críticos.

O SU como parte integrante do DEMI tem como missão principal o diagnóstico e orientação rápido dos doentes agudos que ali acorrem, com uma tomada de decisão médica que tanto pode ser a alta como o internamento.

O DEMI tem pois que responder em tempo oportuno, às necessidades dos doentes agudos, assegurando a eficácia dos processos, gerindo de forma mais eficiente os recursos disponíveis e proporcionar um gratificante desenvolvimento pessoal e profissional aos seus colaboradores.

 


Partilhar:
Ir para o topo