Centro de Diagnóstico Pneumológico

Coordenador: Dra. Bárbara Seabra

O Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) é o serviço responsável pela prevenção e tratamento da Tuberculose, nas suas múltiplas formas. O seu âmbito de actuação estende-se à população do Concelho de Matosinhos.

O Acesso ao CDP faz-se obrigatoriamente por referenciação médica prévia (Médico de Família, Internamento Hospitalar, Consulta Externa, Serviço de Urgência).

As primeiras consultas são atendidas no período da manhã e deverão ser agendadas previamente por telefone ou presencialmente no secretariado. No momento da consulta deverá ser portador da carta de referenciação médica, boletim de vacinas, estudos analítico e radiológico actualizados e outros relevantes.

Uma vez confirmado o diagnóstico de Tuberculose, o tratamento será assegurado pelo CDP, ao cuidado da sua equipa de saúde multidisciplinar.

O tratamento da Tuberculose, enquanto doença de declaração obrigatória, pressupõe a Toma Observada Directa (TOD) da medicação prescrita nos dias de funcionamento do serviço. A TOD é efectuada, durante o período bacilífero (em que há risco de propagação/contágio), em contexto de visitação domiciliária de enfermagem. Quando este risco não se verifique, a TOD é efectuada nas instalações do CDP, na presença de um profissional de enfermagem.