02-07-2019

Unidade Materno Fetal reaberta

Reabrimos hoje a nossa nova Unidade Materno Fetal, antes designada Unidade de Grávidas de Risco.

Esteve encerrada cerca cinco semanas para uma requalificação com o intuito de melhorar as condições de conforto das grávidas que têm de permanecer internadas para vigilância durante alguns dias ou semanas nesta unidade,  bem como, nas  horas que antecedem o nascimento do seu bebé.

Melhoráramos igualmente as condições de trabalho dos nossos profissionais criando uma nova sala de enfermagem e gabinete médico.

O espaço está agora mais acolhedor, com mais luz natural e com a ajuda de um grupo de alunos, voluntários, do curso de Design da Comunicação da Faculdade de Belas Artes do Porto, trouxemos um pouco do “mar de Matosinhos” para dentro do serviço.

Os alunos do curso de Design da Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto quando souberam que podiam participar num projeto de pinturas numa unidade do Hospital Pedro Hispano não hesitaram e desde logo meteram mãos à obra.  À volta do mar inventaram então um mergulhador que faz a sua viagem não só pelo mar como pelo ar.

“Sentimos um grande entusiasmo quando decidimos entrar neste projeto. Nunca tínhamos feito nada assim de tão grande envergadura e sentimos como uma oportunidade para mostrar o que fazemos”, conta a Mariana Sou, uma das artistas.

A ideia é que “as senhoras que entram aqui grávidas, que estão a aguardar pelos seus bebés, até lhes possam contar uma história com as imagens que têm à volta, no quarto, nos corredores, nas salas… assim dão azo à imaginação e esquecem um bocadinho que estão num hospital”, rematou o Francisco Ramos, outro dos artistas envolvidos.

No total foram sete – Ana Freitas, Lince Rebelo, Cristina Neto, Mariana Seridónio, Margarida Ferreira – os jovens que ajudaram a que a Unidade Materno Fetal ficasse bem diferente.

Agora vamos ver se tem, nas nossas grávidas, o efeito desejado. Estamos certos que vão gostar!

Aos jovens artistas a ULSM agradece o empenho e dedicação com que desenvolveram esta obra.