13-08-2021

Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano equipado com “Alta segura”

O Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano/Unidade Local de Saúde de Matosinhos tem a funcionar um sistema de leitura eletrónica da pulseira de identificação do utente que evita a sua saída sem que estejam finalizados todos os procedimentos médicos e de enfermagem.

O sistema “Alta Segura”, instalado no início deste mês, tem por objetivo aumentar as condições de segurança no momento da alta clinica, evitando situações de saída de utentes sem a prescrição médica devida ou ainda com procedimentos de enfermagem a realizar, revelando-se uma ajuda eficaz nas situações de utentes em estado confusional que abandonam o Serviço de Urgência sem o devido acompanhamento.

Ao permitir que a equipa de Segurança faça a leitura do QRcode (disponível na pulseira de identificação do utente) e identifique a situação de alta clinica ou não, este sistema garante uma segurança máxima, evitando, por exemplo, que o doente abandone o SU sem fazer a medicação ou a realização de um exame.

Mais importante ainda, este sistema, que foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia de Informação da instituição, visa impedir que doentes em estado confusional, com demência ou doenças como Alzheimer, possam sair das instalações do SU sem alta clínica e sem o devido acompanhamento dos seus familiares ou cuidadores.

Por outro lado, as funcionalidades do sistema permitem também reduzir o tempo de registo do atendimento.

A operacionalização desta funcionalidade apenas exige que o segurança, no momento da saída do utente, leia o QR code existente na pulseira de identificação do utente, e de acordo com a mensagem – alta (sinalizado a verde), sem alta (sinalizado a vermelho), sem alta de enfermagem (sinalizado a amarelo) — atue em conformidade e encaminhe.

Em momento algum será divulgada qualquer informação clinica dos utentes.

dictum at Donec amet, fringilla accumsan