Ir para o conteúdo
Início
/
Comunicação

Neurocientista António Damásio na conferência que assinala os 20 anos da primeira Unidade Local de Saúde nacional

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos, em parceria com o Seal Group, está a organizar a conferência “Connecting Healthcare – a felicidade e a inovação para o futuro das organizações”, inserida na comemoração dos seus 20 anos de atividade assistencial, que conta com a presença do neurocientista António Damásio.

“A Biologia, a neurociência e a nobre arte da Medicina” é o tema da palestra que o reconhecido neurocientista escolheu para esta conferência que vai ter lugar a 28 de Junho, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, com o objetivo de promover a discussão e o debate sobre a felicidade e a inovação para o futuro das organizações, através de um painel de convidados nacionais e estrangeiros, protagonistas de áreas tão distintas como a Saúde, a Economia, a Ciência,  a Tecnologia e a Arte.

Esta conferência integra o Global Health Forum que tem como objetivo a humanização da saúde através da preparação dos seus profissionais para as novas competências no contexto da transformação digital. A organização assumiu como desafio reunir no mesmo espaço de discussão cientistas, médicos, economistas, gestores, artistas, pensadores e cantores, numa dinâmica de partilha entre todos aqueles que se interessam pelo futuro da Saúde em Portugal, fazendo a ligação entre o conhecimento e a ciência, com momentos de formação, networking e de reflexão.

Luís Portela, presidente da Bial, Nicole Azevedo, presidente da Operação Nariz Vermelho, o psiquiatra Júlio Machado Vaz, Vladimiro Feliz, diretor de Sistemas de Informação do CEiiA, Carlos Coelho, presidente da Ivity Brand Corp, a artista plástica Joana Vasconcelos, o médico e investigador Sobrinho Simões, Paulo Azevedo, presidente da SONAE, Héctor Puche, presidente da Fundação Budhi, e o músico Pedro Abrunhosa são alguns dos oradores desta conferência que vai promover a reflexão sobre temas tão atuais como “A felicidade e a inovação na era digital”, o “Envelhecimento saudável – o desafio que a sociedade não pode ignorar”,“Smart Choices: a construção de comunidades sustentáveis” ou a “Arte e a Espiritualidade”.

ULSM: Experiência pioneira e inovadora

Criada em 1999, a ULS de Matosinhos surgiu como um projeto inovador que apostou na ligação do Hospital Pedro Hispano aos quatro centros de saúde do concelho, numa experiência de gestão que reuniu, pela primeira vez, os cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados, traçando um percurso inédito na procura de uma melhor qualidade assistencial.

É esse percurso de 20 anos a cuidar da Saúde dos matosinhenses, bem como dos habitantes de outros concelhos limítrofes, num total superior a 318 mil utentes, que a ULSM está a comemorar, na certeza e na partilha deste caminho que, em comum, foi construindo “Perto de si” .

Global Healthcare Forum: as novas competências dos profissionais da Saúde

É uma iniciativa do Seal Group que agrega várias entidades e individualidades de diversos sectores da sociedade e que tem como missão preparar os profissionais da área da Saúde para as novas competências necessárias aos desafios impostos pela era digital e indústria 4.0.

O Global Healthcare Forum é um catalisador de ideias de investigação internacional que foca as questões importantes da motivação e felicidade das pessoas no contexto laboral, promovendo a humanização da Saúde à escala global.

 

Nota: O programa está disponível em http://www.connectinghealthcare.pt/programa/

 


Partilhar:
Ir para o topo