10-11-2021

Menção honrosa para gases anestésicos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos recebeu uma menção honrosa na edição deste ano dos Prêmios Saúde Sustentável, com o projeto “Economia Circular no Bloco Operatório – projeto-piloto de captura de gases anestésicos”.

“Este projeto surge em 2020 na sequência de um trabalho sistemático de análise da pegada ecológica dos cuidados de saúde, e especificamente dos gases anestésicos, iniciado em 2017 no Hospital Pedro Hispano, que é um dos dois únicos hospitais nacionais a integrar este projeto-piloto internacional, em parceria com as farmacêuticas Baxter e ZeoSys Medical, sendo o primeiro a operacionalizar este sistema em novembro de 2020”, referiu Tiago Fernandes, anestesiologia e medicina hiperbárica do Hospital Pedro Hispano.

Explica que os sistemas de saúde são responsáveis por 4,5 a 10% da pegada ecológica. Dentro dos cuidados de saúde, cerca 5% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) derivam unicamente do uso de fármacos anestésicos inalatórios. “Estes são agentes fundamentais na prática clínica do anestesiologista, sendo utilizados na grande maioria dos procedimentos cirúrgicos”, sublinha Tiago Fernandes.

Este projeto-piloto consiste na instalação de um sistema de captura de gases anestésicos em quatro salas do bloco operatório do Hospital Pedro Hispano. Este sistema inclui sensores de segurança e coletores que têm na sua composição uma substância adsorvente que captura os gases anestésicos usados.

“Ao capturar estes fármacos, iniciamos um processo de economia circular no qual os coletores são depois recolhidos pela empresa farmacêutica para processamento industrial e uma potencial utilização futura como matéria-prima para novo fármaco, este último passo está em vias de certificação pelas empresas farmacêuticas”, conclui Tiago Fernandes. In Jornal de Negócios

Conheça o nosso trabalho no Hospital Pedro Hispano e o que estamos a fazer em prol de uma maior sustentabilidade:

non accumsan diam ut Curabitur Nullam Praesent commodo lectus Aenean