Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
24-09-2021

Médicos noruegueses visitam a ULSM

Hoje recebemos a visita de um grupo de médicos de Medicina Geral e Familiar e secretários clínicos de Ranheim, (Trondheim, Noruega), interessados em conhecer o modelo de prestação de cuidados da nossa ULS,  no contexto do SNS.

A equipa, composta por sete médicos de família e quatro secretários clínicos, mostrou-se interessada em repetir uma experiência anterior de colegas noruegueses que elogiaram o modelo de integração de cuidados da ULSM, com destaque para a organização dos cuidados de saúde primários e sua evolução na resposta às necessidades de Saúde da população.

Após uma breve sessão de boas-vindas pelo Presidente do Conselho de Administração, Professor Taveira Gomes, seguiu-se uma apresentação institucional sobre a integração de cuidados na ULSM a cargo da Diretora Clínica, Dra. Ana Veloso, terminando com a intervenção da Dra. Raquel Braga, médica de MGF, sobre a evolução dos cuidados de saúde primários em Portugal, e em Matosinhos, onde surgiu a primeira ULS, a par da formação académica e da valorização e reconhecimento como especialidade médica que a MGF conquistou nos últimos anos.

Oportunidade para também ficarmos a conhecer o modelo de organização de cuidados norueguês e para uma simpática troca de impressões, onde sem grande dificuldade foi possível encontrar algumas semelhanças. Ao final da manhã, tempo ainda para uma visita à USF Lagoa, proporcionado à comitiva a experiência de conhecer, no terreno, o funcionamento de uma Unidade de Saúde Familiar, em Matosinhos.

  


Partilhar:
Ir para o topo
facilisis felis elit. dictum consequat. commodo Nullam suscipit dolor massa vulputate, quis,