Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
27-09-2018

Dia Europeu do Ex-Fumador

O que é que a Matemática tem a ver com a decisão de deixar de fumar? Nada? Não. Tem mesmo tudo a ver!
Isso foi o que o Professor Carlos Marinho, professor de matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática, demonstrou hoje, Dia Europeu do Ex-Fumador, na Escola Básica de Matosinhos.

E, com os números dos custos do fumar rapidamente se chegou à conclusão de que “Fumar: É Má(temática) Solução!”. Pois, um cigarro custa em média 22,5 cêntimos, 20 cigarros custam 4,5 euros, 1000 cigarros custam 225 euros e 5000 cigarros 1125 euros. Será fácil, e sem grandes, malabarismos, mostrar que se deixar de fumar, e fizer parte do grupo dos ex-fumadores, poupará facilmente uns euros que poderão ser melhor aproveitados.

A par de Carlos Marinho esteve a nossa pneumologista, Joana Amado, que quis mostrar aos jovens da plateia como o tabaco faz mal à saúde e quais as consequências do fumo. A sua intenção foi “enjoá-los” com as imagens que mostrou e com os dados que lançou. Para a especialista o importante é que os jovens “se afastem do cigarro desde muito cedo, pois um cérebro que se está a formar é muito fácil ficar viciado e o cigarro faz mal a tudo!” – vincou.

Nesta sessão estiveram ainda, a dar o seu exemplo, Rui Licínio, árbitro assistente de futebol, Domingos Paciência, conhecido ex jogador, e José Araújo, locutor de rádio.

Cada um deles testemunhou os benefícios de estarem afastados do tabaco, nas suas profissões.


Partilhar: