Ir para o conteúdo
Início
/
Notícias
11-03-2020

COVID-19 Informações úteis

Aqui terá mais informação sobre o que estamos a fazer na Unidade Local de Saúde de Matosinhos para fazer face ao COVID -19.

09.11.2020

 

 

23.10.2020

Por se verificar uma nova fase ascendente da curva do número de casos de doentes positivos à COVID-19, deliberou o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos a suspensão das visitas aos doentes internados no Hospital Pedro Hispano a partir do dia 24 de outubro.

Ressalvam-se desta decisão as situações previstas na lei e aquelas que os respetivos serviços considerem atendíveis, com caráter excecional.

 

20.10.2020

 

01.06.2020

Informa-se que as visitas aos doentes internados são retomadas no dia de hoje, nas seguintes condições:

  • Possibilidade de cada utente internado receber uma visita por dia, no período das 11h00 às 19h30, com duração máxima de 30 minutos
  • Necessidade de cumprimento de regras de higiene antes e após a visita ao utente, como lavagem das mãos antes e após a visita ao utente, bem como o uso de máscara obrigatório de máscara, enquanto se mantiver nas instalações do Hospital.
  • O acesso das visitas fica, no entanto, condicionado às recomendações dos profissionais de saúde do respetivo serviço.
  • Exclui-se desta possibilidade os doentes internados em alas COVID-19, cuja suspensão de visitas manter-se-á.

 

26.05.2020

Reabrimos ontem mais dois postos de análises clínicas.

Com o apoio da União de Freguesias de Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta e da Freguesia Matosinhos- Leça estamos em mais dois locais, descentralizando assim dos centros de saúde.

O objetivo é cumprir as medidas de segurança e evitar aglomerados nos centros de saúde, pelo que, com o apoio das autarquias, estamos no edifício da Senhora da Hora e num espaço contíguo ao edifício de Leça da Palmeira.

Relembramos que deve cumprir o horário, devendo chegar apenas 10 minutos mais cedo.

 

 

03.05.2020

Vamos abrir dois novos postos de colheitas de análises clínicas.

Para fazer face às medidas de segurança, nomeadamente a de evitar aglomerados nos centros de saúde, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos vai descentralizar os locais das colheitas de análises clínicas.

Com o apoio da empresa Municipal MatosinhosHabit, que nos disponibilizou as suas instalações em dois espaços diferentes, vamos estar em S. Gens e Leça do Balio. Nos centros de saúde apenas mantemos o posto de colheitas no Centro de Saúde de Matosinhos.

A partir de segunda-feira pode agendar as suas colheitas na Travessa Correia Garção 142, em Custóias, próximo da Piscina Municipal, ou à Praceta Recarei de Cima, em Leça de Balio, junto à USF Porta do Sol. Pedimos a sua compreensão e, sobretudo, que cumpra as regras de segurança, como o uso de máscara, a etiqueta respiratória e o distanciamento social.

Cumpra o horário que foi estabelecido. Não deve chegar mais cedo, mas também não se deve atrasar.

Solicitamos a sua colaboração e pedimos desculpa pelos incómodos que possam ser causados.

 

02.05.2020

Retoma da atividade assistencial no ACES de Matosinhos

Devagar, e com todas as precauções, a atividade assistencial começa a retomar a normalidade, nesta fase em que necessitamos de conviver com o COVID-19. Nos nossos centros de saúde a resposta será gradual e faseada.

Esta segunda-feira, dia 4, a USF Custóias reabrirá as suas instalações assegurando assim os cuidados não agudos à população da sua área.

Mantemos em funcionamento as quatro Áreas Dedicada ao atendimento de casos suspeitos de Covid19 – ADC.

Estas áreas estão localizadas nos quatro centros de saúde do ACES de Matosinhos, mas só deve recorrer a este atendimento se tem sintomas como problemas respiratórios e/ou febre.

Mas, em primeiro lugar, deve ligar para o seu centro de saúde a dar conta do seu estado e será avaliado se necessita de se deslocar, ou não, à unidade.

ADC LEÇA DA PALMEIRA – CENTRO SAÚDE LEÇA PALMEIRA – R. Alberto Laura Moreira Júnior, 63, 4450-586 Leça da Palmeira – 913 196 289

 ADC MATOSINHOS – CENTRO SAÚDE MATOSINHOS – Rua Alfredo Cunha, 365 – 4450-021 Matosinhos – 913 195 892

 ADC SÃO MAMEDE – CENTRO SAÚDE SÃO MAMEDE – Rua Godinho Faria, nº 731 – 4465-165 S. Mamede Infesta – 913 196 294

 ADC SENHORA DA HORA – CENTRO SAÚDE SENHORA HORA – Rua da Lagoa, 352 4460-352 Senhora da Hora – 913 196 212

A ULS Matosinhos dispõe também de um Centro Drive-Thru (localizado no Parque de Manhufe) para teste da COVID-19, que lhe permite realizar o teste sem sair do carro. Para os utentes avaliados nas Áreas de Atendimento COVID do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Matosinhos, que necessitem realizar teste, o agendamento é assegurado pelo próprio ACES.

Não se esqueça que o agendamento é condição necessária para a realização do teste.

Se tem questões acerca do resultado do seu teste, ou outras dúvidas para esclarecer com a sua Unidade de Saúde ou o seu médico, por favor ligue ou envie email para a sua Unidade de Saúde:

CENTRO DE SAÚDE DE  LEÇA DA PALMEIRA

USF LEÇA – Telefone: 229 980 000 | E-mail: usf.leca@ulsm.min-saude.pt

USF MARESIA – Telefone: 229 980 020 | E-mail: usf.maresia@ulsm.min-saude.pt

UCSP SANTA CRUZ DO BISPO – Telefone: 220 907 130 | E-mail: ucsp.santacruzbispo@ulsm.min-saude.pt

USF DUNAS  – Telefone: 229 982 060 | E-mail: usf.dunas@ulsm.min-saude.pt

USF PROGRESSO – Telefone: 220 907 070 | E-mail: usf.progresso@ulsm.min-saude.pt

 

CENTRO DE SAÚDE DE MATOSINHOS

UCSP MATOSINHOS – Telefone: 220 914 600 | E-mail: ucsp.matosinhos@ulsm.min-saude.pt

USF HORIZONTE – Telefone: 220 914 601 | E-mail: secretaria.horizonte@ulsm.min-saude.pt

USF OCEANOS – Telefone: 220 914 602 | E-mail: usf.oceanos@ulsm.min-saude.pt

 

CENTRO DE SAÚDE DE S. MAMEDE DE INFESTA

UCSP S. MAMEDE DE INFESTA – Telefone: 229 051 400 | E-mail: ucsp.sminfesta@ulsm.min-saude.pt

USF INFESTA –  Telefone: 229 051 420 | E-mail: usf.infesta@ulsm.min-saude.pt

USF PORTA DO SOL – Telefone: 220 969 178 | E-Mail: usf.portadosol@ulsm.min-saude.pt

 

CENTRO DE SAÚDE DA SENHORA DA HORA

USF CARAVELA – Telefone: 229 568 500 | E-mail: usf.caravela@ulsm.min-saude.pt

USF LAGOA – Telefone: 229 568 520 | E-mail: usf.lagoa@ulsm.min-saude.pt

USF CUSTÓIAS – Telefone: 229568567 | Email: usf.custoias@ulsm.min-saude.pt

 

23.04.2020

Língua Gestual Portuguesa disponível para cidadãos surdos através do SNS24

Os cidadãos surdos já dispõem de uma plataforma de atendimento por videochamada no Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS24. Esta linha entrou em funcionamento esta terça-feira, 21 de abril, e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o esclarecimento destas pessoas.

O site do SNS24 dispõe já de uma plataforma que permite estabelecer o contacto, através de videochamada, entre o cidadão surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.

De sublinhar que o Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de cada pessoa.

Além de garantir o acesso destes cidadãos a esta linha, esta funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.

Atualmente,  está disponível um canal de conversação no site do SNS24, que funciona através de uma caixa de chat online. A videochamada será, assim, um novo recurso ao dispor das pessoas surdas.

A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

O Governo tem vindo a desenvolver trabalho na inclusão das pessoas surdas, como é o caso da linha de emergência 112, que ficou acessível a estes cidadãos na anterior legislatura.

 

07.04.2020

Por indicação da Direção Geral da Saúde, informamos que as visitas a doentes no Hospital Pedro Hispano estão temporariamente suspensas.

Apelamos à compreensão de todas(os) perante esta medida de precaução, face à epidemia pelo vírus COVID-19, sendo que os nossos serviços procurarão minimizar o seu impacto junto dos nossos doentes e seus familiares.

A partir de hoje, dia 07 de abril, não serão permitidos os acessos restritos aos serviços, até agora em vigor, para entrega de bens aos doentes.

A ULSM irá fornecer aos doentes os bens de necessidade essencial, sendo que outros bens que sejam imprescindíveis deverão ser entregues junto do Balcão do Utente, entre as 11h00 e as 15h00. Deve entrar no hospital com máscara.

 

31.03.2020 | 17h00

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS | UNIDADE DE FARMÁCIA DE AMBULATÓRIO

No seguimento da suspensão temporária de consultas presenciais, os Serviços Farmacêuticos, motivado pela resposta ao COVID-19, informamos que a dispensa de medicação crónica se mantém assegurada e para períodos superiores a 30 dias (sempre que aplicável e dependendo dos stocks disponíveis), de forma a reduzirmos as deslocações ao Hospital Pedro Hispano.

Para evitar grandes aglomerados de pessoas no hospital estamos, desde hoje, a oferecer a possibilidade de fazer o agendamento/ marcação para levantar a sua medicação habitual.

Assim, para efetuar o seu agendamento, deverá ligar para o n.º de telefone 912790569, identificar-se (nome completo e n.º de processo hospitalar) e aguardar a nossa confirmação.

O agendamento também poderá ser efetuado através do endereço de e-mail: agendamento.farmaciahospitalar@ulsm.min-saude.pt

Após o envio de e-mail deverá aguardar a nossa confirmação.

agendamento por telefone deverá ser efetuado entre as 8h45 e as 10h00 e no período da tarde entre as 15h30 e as 17h00.

O horário de atendimento no qual poderá vir levantar o seu medicamento mantém-se de 2.ª a 6.ª feira das 8h45 às 16h00.

É importante que se dirija às nossas instalações no dia agendado para evitar longos tempos de espera e aglomeração de pessoas na sala de espera. Deverá retirar a senha  “M – Farmácia com Agendamento”.

Na impossibilidade de vir pessoalmente buscar a medicação, a mesma pode ser levantada por um familiar e/ou amigo e/ou cuidador, devidamente identificado (autorizado).

Continuamos a trabalhar para diminuir os tempos de espera e aumentar a sua segurança.

 

27.03.2020 | 12h00

BLOCO DE PARTOS E INTERNAMENTO NO SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA

A grávida deverá entrar sozinha pelo Serviço de Urgência e o acompanhante será contactado pelo telefone quando o nascimento estiver próximo, de modo a poder assistir. Poderá permanecer na sala de partos nas duas horas que sucedem o parto – no caso de parto normal – devendo abandonar o hospital quando a mãe seguir para o internamento. No caso de cesariana, o acompanhante permanece no quarto até lhe ser apresentado o recém-nascido. No caso das cesarianas no Bloco Central, deverá aguardar no acesso ao bloco.

Os pertences da mãe e bebé devem ser entregues pelo acompanhante à entrada do internamento.

Não são permitidas visitas. Podem entregar à enfermeira, à porta do internamento o que a mãe ou o bebé necessitarem.

Devem as mães usar máscara cirúrgica que será fornecida à chegada ao Serviço de Urgência.

As consultas de puerpério passarão a ter lugar nos centros de saúde.

Pode a grávida ser contactada via telefone pelo seu obstetra e a consulta presencial ser dispensada, se tudo estiver a decorrer normalmente.

A ecografia, na gravidez de baixo risco, pode ser dispensada, mediante avaliação sumária realizada em consulta.

Não é permitida a entrada de acompanhantes.

SASU

Horário de funcionamento:  sábados, domingos e feriados das 9h00 às 19h00. Nos dias úteis encontra-se encerrado.

 

22.03.2020 | 12h00

ATUALIZAÇÃO VISITAS

Apelamos à compreensão de todas(os) perante estas medidas de precaução, face à epidemia pelo vírus COVID-19, sendo que os nossos serviços procurarão minimizar o seu impacto junto dos nossos doentes e seus familiares.

Para segurança dos doentes, o acesso à ULSM só deve ocorrer caso seja imperioso e inadiável.

Não é permitido o acesso a pessoas que tenham regressado há menos de 14 dias de viagem ou tenham estado em locais com contágio comunitário ou apresentem sintomas sugestivos de doença respiratória. Ao dirigir-se ao hospital deve ser portador de máscara de proteção.

Serviços de Internamento
Será permitido um acesso por dia, a uma pessoa, entre as 15 e as 18horas, para entrega de bens de necessidade essencial para o doente, sem permanência no serviço.

Serviço de Medicina Intensiva
Não são permitidas visitas. Um médico telefona diariamente aos familiares para dar informações.

Unidade de Cuidados Intermédios Polivalentes
Não são permitidas visitas. Um médico telefona diariamente aos familiares para dar informações.

Bloco Partos
Não são permitidas visitas. O pai pode apenas assistir ao parto.

Obstetrícia
Não são permitidas visitas. Suspensa a pernoita do pai. Horário das visitas apenas para o pai: 15h-17h.

Neonatologia
Não são permitidas visitas. A permanência do pai no Berçário é reduzida para das 15h-17h, não sendo permitido a pernoita.

Serviço de Urgência – OBS e Sala de Tratamento 2
Não são permitidas visitas. A equipa médica fornecerá diariamente informação via telefone aos familiares.

 

20.03.2020 | 18h00

Contactos

Reforçamos o atendimento para lhe transmitir a melhor informação.

Telefone Geral: 22 939 1000

Para esclarecimentos sobre consultas use por favor o e-mail consulta@ulsm.min-saude.pt

Para esclarecimentos sobre a sua cirurgia use por favor o e-mail uhgic@ulsm.min-saude.pt

Pode usar o mail do nosso site para qualquer assunto. Entre aqui:  http://www.ulsm.min-saude.pt/contactos-gerais/formulario-de-contacto/

Se está grávida e pretende esclarecer dúvidas pode usar este contacto: nascernohph@ulsm.min-saude.pt

Para contactar a sua Unidade de Saúde entre aqui: http://www.ulsm.min-saude.pt/category/servicos/cuidados-de-saude-primarios/

Em cada uma das unidades encontrará o e-mail geral e o contacto telefónico.

 

REORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE URGÊNCIA

Para situações de doença aguda ou urgente pode dirigir-se à zona habitual do Serviço de Urgência.

À chegada dirija-se ao atendimento administrativo pelo exterior.

Se referir queixas respiratórias será encaminhado para uma nova área, do lado direito, onde funcionava a Colheita de Análises.

Esta nova área criada permitirá também fazer os testes para COVID -19, para além de toda a avaliação e indicação do tratamento necessário.

Nas restantes situações, o circuito do Serviço de Urgência mantém-se inalterável.

 

REORGANIZAÇÃO DA RESPOSTA ASSISTENCIAL E CRIAÇÃO DE ÁREAS DEDICADAS PARA DOENTES COVID-19 NO ACES DA ULSM

A partir da próxima 2ª feira, dia 23/3, o ACES estará a funcionar de forma reorganizada para garantir melhor resposta assistencial no âmbito do Plano de Contingência COVID-19, com as seguintes mudanças:

  • Funcionamento de quatro Áreas Dedicadas para Doentes COVID,  localizadas nos edifícios dos quatro Centros de Saúde:  Matosinhos, Leça da Palmeira, S. Mamede Infesta e Senhora da Hora.

 

  • O SASU apenas funcionará aos fins-de-semana e feriados das 09h00 às 19h00.

 

  • Encerramento da UCSP Santa Cruz do Bispo cujo atendimento passa a estar integrado no Centro de Saúde de Leça da Palmeira.

 

  • Encerramento da USF Custóias cujo atendimento passa a estar integrado no Centro de Saúde da Senhora da Hora.

 

17.03.2020 – 17h15

BLOCO DE PARTOS E SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA

Devido ao plano de contingência em vigor, motivado pelo COVID-19, informamos que:
•Será permitida a permanência do acompanhante da parturiente no Bloco de Partos até ao nascimento do recém-nascido, altura em que deverá abandonar o serviço.
•O acompanhante poderá visitar a puérpera no internamento de Obstetrícia, Ala J, durante o dia, no horário compreendido entre as 15h00 e as 17h00 .
•Não será permitida a permanência nocturna do acompanhante no serviço de internamento de Obstetrícia Ala J.

SERVIÇO DE PEDIATRIA – INTERNAMENTO

Só é permitida a presença do pai ou da mãe junto do (a) filho (a)
Se pretenderem trocar terão de o fazer entre as 16h00 e as 16h30

 

16.03.2020 – 15h00

 

CANCELAMENTO DA ATIVIDADE PROGRAMADA

A atividade programada (cirurgias, consultas e exames) está cancelada desde hoje.
Os serviços estão a contactar os utentes no caso das cirurgias programadas . Relativamente às consultas e exames os doentes estão a ser avisados por sms, e/ou por telefone. Pode verificar-se um contacto telefónico ou consulta não presencial, salvaguardando que de acordo com as condições clínicas do utente o médico pode sempre considerar agendar uma consulta presencial, e a vinda do doente ao Hospital.

Exceção para as consultas de Obstetrícia que continuam a funcionar, bem como a Unidade de Medicina Hiperbárica, e a Oncologia Médica/Hospital de Dia.

PROCEDIMENTOS NO AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE

Serão avaliadas as consultas agendadas e, sempre que possível por contactos não presenciais na medida em que a presença do doente não seja necessária para a decisão clínica.

Verificar de entre as consultas presenciais agendadas para realização na unidade de saúde, aquelas em que se possa justificar, pela debilidade do doente e porque esteja desaconselhado o adiamento da sua avaliação clínica, uma consulta no domicílio

Realizar as Consultas de Saúde Infantil apenas das crianças em idade de vacinação PNV.

 

11.03.2020 – 11h00

SUSPENSÃO DAS VISITAS

Por indicação da Direção Geral da Saúde, informamos que as visitas a doentes no Hospital Pedro Hispano estão temporariamente suspensas.

Apelamos à compreensão de todas(os) perante esta medida de precaução, face à epidemia pelo vírus COVID-19, sendo que os nossos serviços procurarão minimizar o seu impacto junto dos nossos doentes e seus familiares.

Será permitido um acesso por dia, a uma pessoa, entre as 15 e as 18horas, para entrega de bens de necessidade essencial para o doente, sem permanência no serviço, devendo para tal dirigir-se ao Balcão do Utente. Para segurança do doente, este acesso não é permitido a pessoas que tenham regressado recentemente de viagem e/ou apresentem sintomas sugestivos de doença respiratória.

 

SUSPENSÃO DAS VISITAS NA URGÊNCIA

Apelamos à compreensão de todas(os) perante esta medida de precaução, face à epidemia pelo vírus COVID-19, sendo que os nossos serviços procurarão minimizar o seu impacto junto dos nossos doentes e seus familiares.

Por este motivo os doentes internados em OBS e na Sala de Tratamento 2 do Serviço de Urgência também não devem ter visitas.

Será permitido um acesso por dia, a uma pessoa, entre as 15 e as 18horas, para entrega de bens de necessidade essencial para o doente, sem permanência no serviço, devendo para tal dirigir-se ao Balcão do Utente. Para segurança do doente, este acesso não é permitido a pessoas que tenham regressado recentemente de viagem e/ou apresentem sintomas sugestivos de doença respiratória.

 

SUSPENSÃO DAS VISITAS DE GRÁVIDAS

É também por esse motivo, e por precaução, que vamos cancelar todas as visitas agendadas à área da Maternidade do Hospital Pedro Hispano que aconteciam, habitualmente, às terças-feiras.

Logo que nos seja recomendado voltaremos a abrir as nossas portas às futuras mães e pais.

Agradecemos a vossa compreensão.

BALCÃO NASCER CIDADÃO ENCERRADO

Por decisão do Instituto de Registos e Notariado o balcão Nascer Cidadão , onde é permitido aos pais registarem o seu bebé aquando do nascimento, encontra-se encerrado por tempo indeterminado.

 

VOLUNTARIADO SUSPENSO

A atividade do voluntariado da ULSM está suspensa por tempo indeterminado.


Partilhar:
Ir para o topo
Donec non accumsan quis Aenean venenatis consectetur Aliquam Nullam diam odio