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Qualidade

Coordenadora: Dra. Maria Cabral

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) assume a qualidade, consubstanciada na satisfação dos seus utentes, profissionais e restantes partes interessadas como valor fundamental. Foi a primeira instituição de saúde a ser certificada pela Norma ISO 9001 na globalidade dos seus serviços no Hospital Pedro Hispano e unidades dos Cuidados de Saúde Primários.

O Sistema de Gestão da Qualidade implementado na ULSM é o resultado de uma decisão estratégica para ajudar a melhorar o seu desempenho global e proporcionar uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

Num ambiente cada vez mais dinâmico e complexo, satisfazer continuamente os requisitos e ter em consideração as necessidades e expectativas futuras, constitui um desafio constante para a ULSM.

Na ULSM acreditamos que a Qualidade Clínica e Organizacional é um caminho para o sucesso, no qual contamos com a colaboração e o contributo de todos os que trabalham connosco para atingir e superar com eficácia um nível elevado de desempenho.

Princípios da Qualidade na ULSM

O Sistema de Gestão da Qualidade implementado na ULSM sustenta-se em princípios que constituem a base das normas ISO. Tal como preconizado na Norma de referência –ISO 9001:2008 a abordagem do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) incentiva a ULSM a analisar os requisitos dos clientes, a definir os processos que contribuem para a prestação de cuidados aceitável pelo cliente e a manter estes processos de controlo. O SGQ implementado permite o enquadramento certo para a melhoria contínua, de modo a incrementar a probabilidade de aumentar a satisfação dos clientes, e das outras partes interessadas, transmitindo confiança à organização e aos seus clientes quanto à sua capacidade para prestar cuidados que cumpram, de forma consistente, os respectivos requisitos.

A abordagem do SGQ na ULSM compreende diversas etapas, entre as quais as seguintes:

  • Determinação das necessidades e expectativas dos clientes;
  • Estabelecimento da Política da Qualidade e dos Objectivos Institucionais;
  • Definição dos processos e responsabilidades necessárias para atingir os objectivos da qualidade;
  • Determinação e disponibilização dos recursos necessários;
  • Estabelecimento de métodos para medir a eficácia e a eficiência de cada processo;
  • Identificação dos meios de prevenção de não-conformidades e eliminação das suas causas;
  • Estabelecimento e aplicação de um processo para a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
Percurso de Qualidade
  • 06.2000 – Início do Processo de Acreditação HQS do HPH
  • 1.2001 – Acreditação provisória HQS do HPH
  • 08.2002 – Acreditação total HQS do HPH
  • 09.2003 – Início do Processo de Acreditação dos CS
  • 10.2004 – Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Anat. Pat.
  • 11.2004 – Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Hemat.
  • 02.2005 – Re-acreditação HQS do HPH
  • 06.2006 – Acreditação HQS total dos CS
  • 11.2006 – Certificação ISO 9001:2000 – Esterilização
  • 09.2007 – Re-Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Anat. Pat.
  • 09.2007 – Re-Certificação ISO 9001:2000 – Lab. Hemat.
  • 10.2008 – Certificação ISO 9001:2000 pela SGS do HPH
  • 09.2009 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2000 pela SGS do HPH
  • 11.2009 – Re-Certificação ISO 9001:2008 – Esterilização
  • 06.2010 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2008 pela SGS do HPH
  • 08.2011 – Renovação da Certificação ISO 9001:2008 pela SGS do HPH
  • 11.2011 – Auditoria 1ª Fase ISO 9001:2008 pela SGS no Agrupamento Centros de Saúde de Matosinhos (ACESM)
  • 5.2012 – Auditoria de Acompanhamento ISO 9001:2008 pela SGS do HPH, extensão da certificação ao ACESM e Unidade de Convalescença
  • 9.2012 – Certificação ISO 9001: 2008 pela SGS da ULSM, no Hospital Pedro Hispano, Unidade de Convalescença e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2013 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano, Unidade de Convalescença e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2014 – Auditoria de renovação da certificação- ISO 9001:2008 pela SGS da ULSM
  • 5.2015 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2016 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2008 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2017 – Renovação da Certificação e transição para a ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2018 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2015 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 5.2019 – Auditoria de acompanhamento da Certificação ISO 9001: 2015 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 1.2021 – Renovação da Certificação ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 4.2021 – Auditoria de Concessão da Certificação NP 4552:2016 da ULSM, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos
  • 6.2021 – Renovação da Certificação ISO 9001:2015, no Hospital Pedro Hispano e Agrupamento dos Centros de Saúde de Matosinhos

 

Certificado de Qualidade da ULSM

Certificado de Conciliação da ULSM

Política da Qualidade de ULSM

Plano de Igualdade da ULSM

Avaliação de satisfação dos nossos utentes

Consulte o Relatório de Avaliação da Satisfação dos Utentes .

 

Contactos

Telefone: 22 9391160

 


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