Ir para o conteúdo
Início
/
Serviços Clínicos
/
Departamento da Mulher, da Criança e do Jovem

Urgência e Bloco de Partos

 

 

Diretor: Dr. Pinheiro Torres

O Bloco de Partos do Hospital de Pedro Hispano é um serviço da Unidade Local de Saúde de Matosinhos EPE onde os pais podem participar e vivenciar o nascimento dos seus filhos, de uma forma muito gratificante, num ambiente que garante condições de conforto, privacidade e segurança, asseguradas pela equipa médica de Ginecologia/ Obstetrícia, e por Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica.

O acesso das grávidas ao Bloco de Partos faz-se através do Serviço de Urgência, da consulta externa, ou por transferência de outro hospital.

Podem recorrer a este serviço todas as grávidas que pretendam aqui ter os seus filhos, independentemente da sua área de residência ou do local de vigilância da gravidez.

  • A grávida tem direito a um acompanhante, durante a permanência no Bloco de Partos, que é por si designado no momento da admissão;
  • A analgesia epidural é assegurada 24h/dia, pelo serviço de anestesia, às grávidas que o desejaram;
  • No momento do nascimento as mães contam ainda com a presença do Neonatologista/Pediatra;
  • É facilitado o corte do cordão umbilical pela mãe ou acompanhante;
  • Os cuidados imediatos ao recém-nascido, são prestados junto dos pais;
  • Caso deseje é colhido sangue do cordão para criopreservação;
  • É proporcionado o contacto precoce pele a pele, entre mãe e filho;
  • É promovido o início da amamentação na primeira hora pós parto.

O Bloco de Partos dispõe ainda de:

  • Apoio do serviço de Neonatologia a todos os bebés que nasçam prematuros a partir das 24 semanas de gestação e Cuidados Intensivos para as mães que deles necessitem;
  • Uma equipa jovem, dinâmica e motivada para uma abordagem ao parto cada vez mais personalizado e humanizado, utilizando como recursos a deambulação, as bolas, a massagem e novas posições para o trabalho de parto;
  • Instalações modernas e acolhedoras, recentemente remodeladas, com corredor para deambulação, seis quartos individuais com música, o que permite a presença de um acompanhante durante todo o trabalho de parto e parto. Dispomos de seis salas de parto e uma sala operatória para a realização de cesarianas;
  • Possui também uma zona de estar com televisão para os acompanhantes e armários para os objectos pessoais.

O Plano de parto

A ULS de Matosinhos está cada vez mais sensível às opções do casal e dá ênfase a novas técnicas e procedimentos na sala de partos.

A humanização dos serviços de saúde públicos passa por dar maior liberdade de escolha à grávida quando se trata de dar à luz.

O plano de parto é uma lista de itens relacionados com o trabalho de parto e parto sobre os quais os pais pensaram e reflectiram, tornando a experiência mais intensa e enriquecedora para si e para a sua família.

São cada vez mais as mulheres que se fazem acompanhar de planos de parto aonde manifestam as escolhas que fizeram durante a preparação para o parto e parentalidade.

Estas decisões serão consideradas na orientação do trabalho de parto, desde que se enquadrem nos procedimentos da instituição, pois não podem nunca por em causa a segurança da mãe e do bebé.

Promoção do parto natural

Mesmo em ambiente hospitalar o nascimento pode aproximar-se mais das pretensões de cada mulher, de cada casal, tornando-se numa experiência gratificante que vai de encontro aos seus desejos e expectativas mas de forma segura, sem pôr em risco a vida da mãe e do bebé.

No momento do nascimento a episiotomia será realizada apenas nos casos onde há sinais de eminência de ruptura nos tecidos.

É possível no hospital proporcionar um parto com menos intervenções, mais natural, assistido por uma equipa especializada multidisciplinar.

Para tal é permitido:

  • A deambulação durante o trabalho de parto. Dar liberdade na escolha da posição e movimento;
  • A ingestão de líquidos;
  • O alívio da dor e promoção de relaxamento com a utilização da água morna;
  • O uso de posições alternativas durante o trabalho de parto com a ajuda de bolas cadeiras, etc,;
  • Um ambiente de penumbra ou de meia-luz, com música ao gosto da grávida do casal é para a maioria das mulheres, mais favorável ao relaxamento;
  • A utilização da massagem em diferentes regiões do corpo para promover o relaxamento, conforto e alívio da dor;
  • O assistir nas técnicas respiratórias que ajudam a aumentar a oxigenação durante as contracções e o relaxamento;
  • A imaginação guiada – visualização;
  • O acompanhamento contínuo da grávida favorecendo o bem-estar físico e emocional da mulher ao longo do trabalho de parto e parto, num ambiente de confiança e de segurança;
  • A liberdade na selecção da posição e movimento durante o parto.

A prestação de cuidados é efectuado pela equipa multidisciplinar durante todo o trabalho de parto e parto, dando às mulheres e seus acompanhantes informações sobre a sua evolução e sobre o bem estar fetal.

Informação útil

Consulte o guia do enxoval que deve trazer para o hospital

Não esqueça: as Grávidas devem ter sempre consigo…

  • Boletim de Saúde de Grávida
  • Exames realizados: ecografias e análises

 


Partilhar:
Ir para o topo
diam dictum ante. non ut accumsan pulvinar adipiscing Donec sem, elit.